sábado, 9 de dezembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/A GRAÇA É MAIS EXIGENTE QUE A LEI!

A GRAÇA É MAIS EXIGENTE QUE A LEI!

Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". Mateus 5.20.

                                                                                             


Muitos têm tripudiado da Graça de Deus, calcado-a aos pés. Esses acham que a divina Graça seja permissiva por ser o favor imerecido de Deus. Esses acham que Ela faculta àqueles que a recebem gratuitamente agir da maneira como desejam. Trágico engano! O próprio Senhor diz: “A quem muito foi dado, muito lhe será cobrado”! Graça de Deus seria motivo mais que suficiente para andarmos eternamente de joelhos e prostrados diante do Eterno em gratidão por tão grande dádiva! Contudo, não me parece que haja esse entendimento em nosso meio. Vivemos em um mundo de meritocracia, as pessoas se vangloriam dos seus feitos para merecer isso ou aquilo. Quando na verdade, tudo vem dele e é para a glória excelsa dele e ponto final! Nada a acrescentar!

O versículo citado está no contexto geral do Sermão do Monte, mais especificamente quando Jesus fala que não veio revogar a lei, mas cumpri-la. O versículo citado no inicio aponta a Graça como mais exigente que a Lei, pois ela é dada ao pior pecador sem que haja nele obra nenhuma meritória. A exigência da graça é interna, a da lei é externa. O que exterior é fácil fingir, já o que é interior, impossível. Somos eternos devedores da Graça. A graça não se conforma nem se convence com as nossas exterioridades aparentemente piedosas. À semelhança dos fariseus do passado desfilamos o rosário das nossas práticas religiosas, que até pode impressionar homens, mas não ao Senhor!

Tratar irresponsavelmente a Graça de Deus é chamar para si duro julgamento.  A graça deseja que possamos ir alem da justiça dos fariseus e mestres da lei do passado. A graça exige transformação interna genuína. Mais que isso, exige regeneração do espírito morto, Novo nascimento. Os fariseus religiosos do passado, técnicos em Deus foram chamados de sepulcros caiados, pois, externamente tinham uma postura imaculada, mas interiormente guardavam podridão. A Graça vai ao cerne do coração do homem, transforma-o na essência, recriando-o e regenerando-o. Essa nova criatura vai refletir a imagem do Cristo. Aqui não cabe fingimento ou teatro!

O versículo citado diz de maneira categórica: “Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus". Dura essa palavra, quem a pode ouvir? Muitos têm calcado aos pés o Espírito da Graça, usando a liberdade em Cristo como licença para pecar, como os libertinos dos dias de Calvino. Paulo apóstolo nos adverte que não devemos usar da liberdade para dar lugar à carne! A graça nos fez livre das amarras da velha vida para que possamos dizer não ao pecado e sim para Deus por meio do seu Cristo! Embora não estejamos livres da presença do pecado, já nos livramos da sua penalidade e do seu poder sobre nós. Os que pela Graça foram alcançados também foram salvos e fortalecidos. Podemos dizer não aos nossos apetites e inclinações. Assim, fomos habilitados a ir alem da prática religiosa exterior dos religiosos do passado! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...