quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/OLHOS BONS... OLHOS MAUS!

OLHOS BONS... OLHOS MAUS!

Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são”! Mateus 6.22,23.

                                                                                             


O Texto afirma que os olhos são a lâmpada ou candeia do corpo. Eles se encarregam de trazer para nós a visão do mundo exterior. Através da dádiva da visão podemos contemplar toda beleza que está à nossa volta e também aquilo que nem é tão belo assim! Sem a visão certamente estaríamos mergulhados em mundo insuportável de escuridão. Contudo, o texto vai alem dessa visão daquilo que é meramente material e palpável e nos remete ao mundo espiritual.

Parece que há uma miopia neste sentido, as pessoas enxergam apenas aquilo que está perto e não conseguem ter uma visão ampla. Somos como aqueles cavalos de carroça com seus “tapa-olhos” laterais impedindo-lhe uma visão completa. São poucos, no entanto, os que enxergam aquilo que o Senhor tem tão generosamente oferecido. Aquele cujos olhos são bons enxergará, sobretudo, a graça do Senhor ao alcançar o pior pecador concedendo-lhe a dádiva gratuita da salvação. A graça tem sido ao longo da história escândalo para os judeus e loucura para os gentios viciados e apegados à meritocracia.

Parece que a população de olhos maus tem aumentado ao longo da história, especialmente nos dias atuais. Tudo atrai com facilidade o olho mau em sua cegueira para as coisas de Deus: Credos, doutrinas, liturgias destituídas de conteúdo, barganhas com divindades, sacrifícios de tolos com o propósito de ter cada vez mais, o dinheiro acumulado, que tem se tornado o deus de muitos. Ninguém pode servir a dois senhores: Ao Senhor Deus e às riquezas. Somos instados a acumular tesouros nos céus onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões roubam. Como os olhos maus têm sido mortalmente atraídos pelas coisas temporais!

Os olhos bons fazem o corpo do seu portador ser todo luminoso e nele não há treva alguma. Ele consegue receber a luz do céu, aliás, seus olhos são atraídos por ela. Aquele que possui esses olhos não se apressa em julgar e condenar. Consegue ir alem da visão física. Consegue ler nas entrelinhas das histórias. Percebe aquilo que não é dito com palavras. Esses olhos conseguem enxergar no olhar do outro aquilo que não é contado. E quanto a nós, como são os nossos olhos? Olhos bons ou olhos maus destituídos de luz e mergulhados nas trevas? Como diz a letra do velho hino: “Deixa a luz do céu entrar, deixa o sol em ti nascer”! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...