quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/LOUVEMOS AO SENHOR!

LOUVEMOS AO SENHOR!

“Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos! Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia”! Salmos 117.1,2.
                                                                                              

O Senhor me alcançou há trinta e cinco anos. E, desde então, tenho caminhado com ele e cada vez mais me encanto com os seus agires. Tudo tem sido motivo para glorificá-lo e exaltar o seu santo nome. Especialmente por ter vindo de onde vim, um verdadeiro caldeirão de crenças. Ele literalmente me transportou do reino das trevas para o Reino do Filho do seu amor. Verdade que foi compreendida e internalizada desde o princípio da conversão. Este é motivo mais que suficiente para louvá-lo por todos os dias da minha vida.

A minha “compulsão” por leitura e conhecimento me levou a grandes descobertas desde o inicio da minha conversão. Ler a Palavra e bons livros sobre ela é sempre um grande prazer. Contudo, logo percebi que havia também em nosso meio, aquelas pessoas muito fechadas em relação aos agires soberanos de Deus e a ação da sua multiforme graça. Ora, ele é Deus, é o Grande Eu Sou e tudo, absolutamente tudo é dele, vem dele e é para ele! Converti-me no meio de uma igreja tradicional, com suas liturgias de formato importado dos guetos americanos, especialmente no que diz respeito aos louvores. Que, diga-se de passagem, todos com melodias importadas do folclore americano!

No versículo citado o Salmista convoca todas as nações para louvarem e exaltarem o nome do Senhor! Será que esses louvores das nações têm o mesmo formato? Será que uma tribo na África e um aborígene da Floresta amazônica ou da distante Austrália louvarão do mesmo jeito com pianos, teclados e os demais instrumentos de sopro e corda que conhecemos? As noticias de missionários que estiveram na África, por exemplo, dão conta de que os atabaques são os instrumentos usados ali. E o louvor daquele povo dura horas, enquanto eles dançam, cantam e glorificam ao Senhor! Assim tiremos dos baús da nossa cultura os nossos instrumentos musicais, sejam eles de sopro, de cordas, teclados, acústicos ou de percussão, mas louvemos ao nosso Deus e Pai sem reservas. Esse louvor sincero chegará com aroma agradável às narinas de Deus!

O nosso país é multirracial, muitos povos passaram aqui deixando seu legado trazido de terras distantes. A nossa região é muito rica culturalmente. Temos uma diversidade de sons e ritmos muito grande. Que vai desde o efervescente frevo, passando pelo forró, cirandas e maracatus, dentre outros. Somos o maior celeiro de missionários do planeta exatamente por essa diversidade. Temos a cara de muitos povos! Por que, então, tanto preconceito ainda com os nossos ritmos? O texto de II Samuel diz: “Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos” (2 Samuel 6:5). O Salmista ainda ordena: “Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim, toquem a lira e a harpa melodiosa” (Salmos 81:2). Não existe um formato engessado para se glorificar ao Senhor. O tempo que perdemos com críticas ácidas é tempo precioso que deveria ser investido na adoração verdadeira, com sinceridade de coração. Celebremos, exaltemos ao Senhor, louvemos o Deus da nossa Salvação, façamos isto em espírito e em verdade.  Com o coração cheio de gratidão! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...