terça-feira, 31 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/ELE DISSE PARA NÃO SE INQUIETAR!


ELE DISSE PARA NÃO SE INQUIETAR!
                                                                
A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras”? Lucas 12.22-26.                                                                        

Há uma necessidade urgente de exercitarmos a quietude e a confiança em Deus, mesmo em meio às dificuldades e tormentas da vida. É uma questão de saúde espiritual. Contudo, isso é algo que parece impossível em meio às demandas da vida! Recorramos à Palavra de Deus em busca de socorro. O texto lido foi narrado estrategicamente por Lucas depois da parábola do homem rico que produziu em abundância e resolveu derrubar seus celeiros e fazê-los ainda maiores para ajuntar cada vez mais.  O episódio do texto lido se contrapõe àquela parábola desafiando os ouvintes de forma imperativa quanto à atitude confiante que devem ter para com Deus que cuida de cada um de nós e sabe o de que precisamos. Aprendemos a confiar em alguém andando e convivendo com esta pessoa. Se conseguimos confiar completamente em seres humanos imperfeitos, por que então, não confiamos em Deus? Vivemos em um tempo de grandes correrias, nos agitamos de um lado para outro e os verbos que mais conjugamos são: correr, competir, desejar, alcançar, conseguir, preocupar, inquietar, conquistar, ajuntar, perseguir, amealhar. Temos nos cansado de correr atrás do vento. O que temos ganhado com isto? Vou dizer: Sacolas de remédios cada vez maiores e nos temos tornado reféns dos nossos medos e inquietações. Será que era isso que o Senhor tinha em mente quando disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”? Certamente que não! Por isso que em sua Palavra o Senhor nos deixou a provisão para não temer e não nos inquietar. É incrível como essa exortação é recorrente em toda a Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse. Que possamos exercitar essa confiança em nosso dia a dia, não nos entregando às inquietações. Oh exercício difícil, meu Senhor!

O texto lido nos ensina a maneira bíblica de enfrentar as lutas diárias trazendo à memória algumas verdades. Primeira: É preciso Lembrar que Deus prioriza a vida em detrimento das coisas que aparentemente a sustenta. Segunda: É preciso Lembrar que Deus tem o controle soberano de todas as coisas e cuida do que não podemos cuidar. Terceira: É preciso Lembrar que devemos concentrar nossos esforços para ajuntar tesouros no céu. Quarta: Lembrar que o temor e a ansiedade são características do incrédulo, os filhos do Reino devem exercitar confiança e quietude. Outros textos da palavra nos ajudam nessa compreensão. O Senhor diz através de vários instrumentos: “Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem”.Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?”. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus!”.

O salmista diz: “Fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”. Ainda percorrendo a Palavra sobre este assunto encontramos o autor de Hebreus (12.12) dizendo: “Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos!”. Avançando um pouco mais encontramos o apóstolo João trazendo mais luz ao assunto em I João 4.15-18: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, permanece nele e ele em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme, não é aperfeiçoado no amor!”. Estamos todos em processo de aperfeiçoamento! O que o texto inicial nos ensina? Para Deus valemos mais que as coisas que tão ardentemente desejamos. Ele cuida do que não podemos cuidar e faz o que não podemos fazer, portanto, tudo que temos a fazer é descansar nele. Que todos os nossos esforços sejam para ajuntar tesouros no céu onde a traça não consome, a ferrugem não destrói, nem os ladrões roubam. Quietude e confiança são exercícios de fé daqueles que andam com Deus. Medo e inquietação são marcas dos incrédulos. Atentemos para isto e exercitemos confiança e quietude!. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...