segunda-feira, 30 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/COMO ESTOU ANDANDO!


COMO ESTOU ANDANDO!
                                                         
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas”. Hebreus 12:14-17.                                                          

Será que o nosso andar tem testificado através da paz e da santidade de vida que somos de Cristo? O texto lido aponta para alguns imperativos na vida cristã, os quais precisam ser observados por aqueles que foram regenerados pela ação do Espírito Santo de Deus. Aqueles que foram verdadeiramente regenerados têm a rota da vida mudada e se deixam ministrar pelo Senhor cada vez que tendem a fazer algo que entristece o Espírito Santo. Em alguns veículos de empresas, é comum encontrarmos uma pequena placa com uma inscrição com a seguinte pergunta: “COMO ESTOU DIRIGINDO?” em seguida há um número de telefone para contato. Os cristãos deveriam ter uma placa assim. Pensando bem, acho que esta placa já existe, embora seja invisível ao olho meramente humano. Somos observados por homens e por anjos, eleitos e caídos! Atentemos para isto! É tempo de pararmos e lançarmos um olhar sobre as nossas vidas. Em tempo de ativismo religioso, o povo de Deus perdeu a capacidade de contemplação e não tem tido tempo de fazer um “pit stop” para checar como estamos nos conduzindo individualmente como membros do Corpo de Cristo. Por isso há tanto cristão dando péssimo testemunho tanto em casa quanto lá fora. Fica a reflexão! O texto lido aponta imperativos para os quais devemos atentar enquanto estivermos vivos sobre a terra. Que imperativos são esses? O Empenhar-se por um viver em paz, independente das circunstancias. O Buscar a santificação. O Ajudar os que estão fraquejando no caminho. O Ter cuidado com a amargura que envenena o coração e contamina os que estão à volta. E o Ficar atento para não tornar comum àquilo que é Santo.

Ninguém melhor que o próprio Senhor para nos instruir acerca dessas coisas. O que a palavra nos diz acerca desses imperativos? São muitos os textos, mas separamos alguns nos quais o Espírito Santo instrui através de vários instrumentos. Diz o Espírito santo: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. “Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. “Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.  Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”. “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”. “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos”. “Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos”. “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade”. “Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas”. Cremos que já dá para termos uma idéia da vontade do Senhor quanto ao nosso testemunho!

O que o Texto lido no inicio nos ensina? O texto nos ensina um viver relacional com o Senhor que produz um testemunho visível. A paz no coração do crente mesmo em meio às turbulências da vida é sinal do agir de Deus em seu coração, por isso o crente em Jesus deve empenhar-se por viver em paz com todos e isto passa pelo domínio próprio. Andar com o Senhor sob a direção do Espírito Santo é um andar em santidade, separado do padrão mundano. Somos fortalecidos para amparar os fracos na fé, é nossa responsabilidade ouvi-los e acolhê-los. Precisamos nos empenhar para afastar de nós toda amargura e ira e gritaria como convém a santos e finalmente ficar atentos para não tornar aquilo que é santo, comum, como fez Esaú. Para o cristão não existe vida secular e espiritual, tudo é santificado ao Senhor! O que realmente existe é vida transformada pelo Espírito de Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...