quinta-feira, 19 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/A HONRA DEVIDA AOS PAIS!


A HONRA DEVIDA AOS PAIS!
(Se não há honra, a vida fica travada!)
                                                                 
Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Dt 5.16
                                                                                             

Apesar de não termos compromisso com o calendário secular, sobretudo, quando ele tem em si mesmo um apelo comercial, mas aproveitamos a proximidade do dia dos pais para chamar  atenção para o dever de honrá-los.  Esta ordenança é a principal prerrogativa para uma vida longa e abençoada sobre a terra. O texto lido é a repetição do quinto mandamento, que encontramos também em Êxodo 20. Este é o primeiro mandamento com promessa. As promessas trazidas à reboque aqui são longevidade e prosperidade. Aqui não há muito rodeio: O filho que honra os pais é abençoado e o que desonra é amaldiçoado. Quem amaldiçoa? A própria rebelião do filho. O Senhor em sua soberania atrelou a bênção dos filhos ao seu procedimento honroso com relação aos seus pais. O versículo lido, dada a sua importância aparece mais de uma vez no Velho Testamento e no Novo Testamento Jesus e Paulo falam sobre ele (Mc 7.10-13 e Ef 6.1-3). O que seria então honrar? Significa estimar, respeitar, acatar ou obedecer, ter consideração, cuidar. Os filhos que não honram os pais têm sempre uma desculpa na ponta da língua.  Contudo, nada justifica esse tipo de omissão!

Aprendemos que honra dos filhos ao pais é incondicional. Se você é um cristão essa honra está sendo requerida de você independente de quem sejam seus pais. Nada dói mais ao coração de um pai ou mãe do que a postura desrespeitosa de um filho. Para não deixar nenhuma dúvida, alguns podem perguntar: “E se meu pai ou mãe exigirem que eu faça algo ilegal ou que vá de encontro à vontade de Deus?” O apóstolo Paulo responde a essa pergunta: “Filhos obedeçam aos seus pais no Senhor, pois isso é justo”. Obedecer no Senhor significa fazer tudo que não vá de encontro a Santa Palavra de Deus. Vivemos em um tempo de descartes de seres humanos, sobretudo, das pessoas idosas. Os asilos estão cheios de idosos que foram abandonados pelos seus filhos. São os desvalidos do século XXI. É o amor que realmente tem esfriado nos corações. Encontramos no texto uma ordenança e duas promessas. A Ordenança: “Honra o teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou”; Primeira promessa: “Para que se prolonguem os teus dias”; Segunda promessa: “E para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Ordem de Deus não é para ser discutida ou negociada, é para ser obedecida. Esse é o primeiro mandamento com promessa e é para os filhos, com vistas a sua segurança nesta terra. Honrar os pais não se trata apenas de usar palavras carinhosas para iludir ou comprar atenção e deferências da parte dos pais, mas, sobretudo, e especialmente é tratá-los com dignidade e respeito, é ter consideração por eles. É o filho que não envergonha seus pais com suas atitudes. Se honrarmos os nossos pais teremos vida longa sobre a terra (longevidade). Hoje basta ligarmos a TV para ouvirmos as notícias de jovens que morrem prematuramente todos os dias. Quando vamos observar mais de perto as histórias, nos deparamos com situações onde os pais eram desonrados pelas rebeliões desses filhos. Claro que nem toda morte prematura está ligada a quebra desse mandamento, mas o Senhor promete em sua Palavra prolongar a vida dos filhos que honram os pais.

Esse mandamento tem um peso espiritual tão grande que dentro do judaísmo existe a prática da Celebração da Honra aos Pais. A observância desse mandamento não confere só longevidade, mas prosperidade. “Ir bem na terra” significa ser bem sucedido no que realizar. Ser próspero do ponto de vista bíblico, não se trata apenas de possuir bens materiais, mas trata-se de experimentar a vida abundante que Jesus prometeu em Jo 10.10 e essa vida abundante independe de dinheiro. Em resumo, Deus quer que sejamos felizes (bem aventurados), plenos de sua presença e não amargurados de espírito. A honra aos pais também diz respeito aos “pais espirituais”, aqueles que o Senhor levanta para nos conduzir. Há filhos espirituais que se portam arrogantemente e não honram nem acatam seus “pais” e essa atitude rebelde invariavelmente é um reflexo do que são para seus pais biológicos. Ser próspero não é possuir muito, mas precisar de pouco para viver e se sentir feliz assim. Talvez as coisas venham dando errado para você, porque você não tem observado esse mandamento. Seja humilde para reconhecer. Quais as desculpas que você tem dado para continuar sendo um filho desonroso? “Ah, preciso cuidar da minha vida”; “Já fiz demais”; “Não tenho tempo”; “não tenho mais paciência”; “eles me maltratavam quando era criança”; “eles me rejeitaram desde o ventre”; “meus pais passam muita necessidade, mas tenho que pensar em mim e no meu futuro”. Nenhuma dessas, ou outras desculpas são válidas para Deus. Comprometa-se diante do Senhor a fechar essa porta de legalidade, para que o inimigo não entre com destruição, roubo e morte sobre a sua vida. Tempo de repensar o tratamento dado aos pais! Se não há honra, a vida fica travada! Que os nossos olhos sejam abertos!Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...