quarta-feira, 25 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/LAMENTO TRANSFORMADO EM JÚBILO! (O Senhor deseja transformar seu lamento em alegria!)


LAMENTO TRANSFORMADO EM JÚBILO!
(O Senhor deseja transformar seu lamento em alegria!)
                                                               
Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza.” Jeremias 31.13.                                                                                 

O profeta Jeremias, chamado de profeta chorão teve um longo ministério de mais de 40 anos em circunstancias absolutamente desencorajadoras, que foi o cativeiro de Babilônia. Mesmo assim ele não se deixou contaminar pelo pessimismo a sua volta. Tanto o seu livro profético quanto o livro das Lamentações apresentam o Senhor como o Renovo de Justiça. Jeremias profeticamente aponta para o Novo Pacto, a Nova Aliança que se tornou realidade depois do primeiro advento para quantos crêem, se voltam para o Cristo em arrependimento sincero de coração e o recebem como Senhor e Salvador, quer sejam judeus ou gentios. O texto lido faz parte de um contexto maior, na verdade são quarenta versículos, onde o Senhor faz uma grande promessa de consolação e restauração ao seu povo cativo e oprimido. O Senhor promete que vai trazer de volta os exilados. Vai reunir as tribos dispersas e o povo do Senhor terá a sua dignidade restabelecida em honra. O Senhor promete ainda transformar aquilo que era tristeza, desolação, choro e aflição em alegria, júbilo, cânticos, danças e folguedos. Essa promessa consoladora se cumprirá cabalmente na Segunda Vinda do Senhor. A aplicação imediata dessas palavras, de Jeremias é para Israel enquanto povo de Deus num tempo de apostasia e cativeiro. No entanto, nós recebemos também tais promessas como Israel espiritual de Deus. A desolação do povo ali era grande e um remanescente fiel gemia diante do Deus vivo. Curiosamente, hoje, mesmo tendo recebido tanto de Deus, nunca se viu tanto servo do Senhor oprimido, amargurado de espírito, doente, sobretudo, da alma, passando por momentos difíceis, mas o Senhor é aquele que é especialista em restauração e consolação. E não há impossíveis para o Senhor em todas as suas promessas! Creiamos nisso!

Hoje vivemos num tempo de muitas facilidades, tudo acontece muito rápido. A tecnologia nos permite grandes avanços em várias áreas: medicina, estética, informação, comunicação, locomoção. Vivemos num mundo de grandes descobertas e conquistas. Num piscar de olhos percorremos o mundo pela internet, é incrível!  Acessibilidade é a palavra da moda. O saber realmente tem se multiplicado, mas o amor tem esfriado de muitos corações. Esse esfriamento tem causado muita solidão e tem provocado verdadeiros exilados em seus próprios mundos. Habitantes da mesma casa sem afeto uns pelos outros. Quando não se está em frente à TV é o computador ou o celular, cada vez mais sofisticados, que ocupam o trono. São os ídolos pós-modernos ante os quais nos curvamos deliberadamente e nos tornamos cativos. Não há mais diálogo entre pais e filhos, entre maridos e esposas. Aqui falta acessibilidade. Enquanto isso a tristeza vai armando tendas em nossos lares com a nossa permissão. Ainda há tempo de reverter esse quadro desolador!  É comum vermos pessoas que não conhecem seus vizinhos de porta. Precisamos ser visitados com um batismo de amor, para poder fazer a diferença e florescer onde quer que estejamos, visto que o amor é nossa mais efetiva credencial. Precisamos desesperadamente ter o nosso lamento transformado em baile, em festa, em cânticos e folguedos, porque Jesus está voltando para enxugar de nossos olhos toda a lágrima e para fazer novas todas as coisas. Por isso é sempre bom rastrearmos os acontecimentos do passado e contemplarmos o agir de Deus naquelas situações.

O que esta palavra traz para nós no tempo de hoje? Todos aqueles que se encontraram com o Cristo Vivo, que nasceram de novo da água e do Espírito, experimentam um tipo de refrigério, de alegria e paz que só o Senhor pode proporcionar. Isso é sobrenatural. Jesus é o Noivo da Igreja, aquele que veio para tomá-la para si; Jesus é o nosso Redentor, veio para nos libertar do Império das trevas. Jesus é o nosso Resgatador, veio para pagar por nós um alto preço. Jesus é o nosso Salvador, veio para morrer em nosso lugar. Jesus veio para tornar o nosso pranto em alegria, o nosso lamento em júbilo. Para apagar a sentença que era contra nós. Por meio dele as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo! Temos um dono, o Noivo Celestial, fomos escolhidos por Ele. Ele nos amou primeiro. Ele é o nosso amparo. Ele veio para acabar com a nossa solidão, ninguém pode nos arrebatar das suas mãos. Somos ovelhas suas, rebanho do seu pastoreio. Ele é o nosso Senhor, o nosso Salvador! O nosso Redentor e Resgatador! O nosso Pastor, e Cuidador!  Ele é o Sustentador e mantenedor da nossa vida! Por isso o povo de Deus precisa ser um povo alegre e reprimir toda voz de choro e de lamento, porque Ele já transformou o nosso lamento em júbilo. “Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!”. “Na presença do Senhor há plenitude de alegria”; “na sua destra há delícias perpetuamente” – Glória a Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...