quinta-feira, 12 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR É O SEU PASTOR?


O SENHOR É O SEU PASTOR? 

                                                      
O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”. Salmo 23. 1.
                                                                                               

O salmo 23 é a mais bela e comovente das canções de Davi, o rei salmista. É chamado de salmo da intimidade e da comunhão com Deus. Davi foi um homem de muitas batalhas e experiências espirituais! Suas vitórias foram o resultado de sua intimidade com o Senhor. Este salmo é uma prova disso. Assim como fora um zeloso pastor para com as suas ovelhas, sentia na própria pele o cuidado amoroso do Pastor Celestial que o pastoreou por todos os dias de sua vida sobre a terra concedendo-lhe suficiência para completar a jornada. E essa é a idéia central deste salmo. O homem contemporâneo vive a maior crise de necessidades de todos os tempos. As pessoas necessitam de tudo, de: esperança no amanhã; de cuidado; de amparo; de segurança; de provisão; de refrigério; de alimento; de água (a água do planeta está ameaçada); e, sobretudo de descanso. O mundo está acima de tudo cansado e necessitado de Deus. Falta suficiência!

Quando olhamos para essas necessidades do homem contemporâneo, percebemos o quanto a Palavra de Deus é atualíssima e sempre à frente de seu tempo. Certa ocasião, Jesus olhou para as multidões e se compadeceu delas porque estavam aflitas e exaustas e eram como ovelhas que não tinham pastor. Os pastores orientais guardavam suas ovelhas, as conduziam, proviam alimento e água para elas, cuidavam delas quando estavam cansadas, feridas ou doentes, as livravam dos perigos, conheciam as suas ovelhas pelo nome e elas por sua vez, ouviam a voz deles e os seguiam. Davi usa a sua própria experiência, como pastor zeloso por suas ovelhas para ministrar aos seus leitores o cuidado do Senhor, como Supremo Pastor, e a sua suficiência provida para conosco. Todas as necessidades do homem geram um imenso vazio em seu coração e esse vazio só pode ser preenchido por uma única pessoa: JESUS CRISTO, o Maravilhoso Pastor de nossas almas. Davi cantou essas belas palavras, porque tinha certeza que o Senhor era verdadeiramente o Seu Pastor e o estava pastoreando continuamente e nada lhe faltaria. As bênçãos e promessas contidas neste salmo são para as ovelhas do Senhor. Você já é uma ovelha do Senhor? Como saber se sou ovelha do Senhor? Em primeiro lugar, precisamos saber quem é o Pastor do salmo 23. O Evangelho de João nos ajuda a descobrir isto, ali Jesus afirma: “Eu sou o Bom Pastor” e “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. Em segundo lugar, preciso me certificar de que tenho as marcas do meu Pastor e Senhor. Todo rebanho possui a marca do seu dono. Que marcas devem possuir as ovelhas do Bom Pastor?  Fé; Obediência; Autonegação; Amor; A marca do sofrimento e da perseguição. Uma vez ciente de que sou ovelha do Senhor posso declarar: Tenho o suficiente, “Nada me faltará”.

Como ovelha do Senhor, o quê não vai me faltar? Como fazer essa declaração se na vida de muitas pessoas têm faltado tantas coisas como: emprego, dinheiro, amigos, saúde, oportunidade, paciência, juízo e mais uma lista enorme de coisas? O “NADA” referido pelo salmista está diretamente vinculado ao relacionamento PASTOR/OVELHA. Sendo assim, o que Ele não vai nos deixar faltar? CUIDADO/SUFICIÊNCIA. Quando seguimos o nosso Pastor, recebemos tudo de que verdadeiramente necessitamos. Ele zela e cuida de suas ovelhas prometendo que jamais lhes faltará aquilo de que necessitam para viver. Mas não podemos esquecer que necessidade é diferente de desejo. Nem sempre aquilo que desejamos nos é necessário. CONDUÇÃO/DIREÇÃO. O nosso Pastor, JESUS é o Caminho que nos leva ao Pai. Ele é o único e suficiente mediador que nos reconcilia com Deus; A ovelha do Senhor sempre sabe a direção a seguir, porque ouve a voz do pastor e o segue sem temor. A voz mansa e suave do Pastor se faz ouvir através do Espírito Santo. PROTEÇÃO. As ovelhas são animais frágeis que não enxergam muito bem, por isso, era comum se ver ovelhinhas resvalando os pés e caindo em vales e despenhadeiros. Mas o Pastor zeloso está sempre atento para salvá-las. Como o nosso Pastor nos protege? Em primeiro lugar ele nos protege com a sua própria vida. Ele usa a VARA como instrumento de correção e também de defesa contra as feras que tentassem atacar o rebanho. O Pastor também usa o CAJADO, que é uma vara com uma de suas extremidades curvada para resgatar a ovelha perdida e trazê-la de volta ao aprisco. ALÉM DO CUIDADO, DA PROVISÃO, DA CONDUÇÃO E DA PROTEÇÃO: O Pastor sempre honra as suas ovelhas preparando-lhes uma MESA na presença de seus adversários. MESA aqui não é um móvel, mas um lugar espaçoso, onde as ovelhas encontram alimento abundante e os inimigos não têm acesso, olham apenas de longe. E finalmente ele promete às suas ovelhas, que a sua bondade e misericórdia as seguirão por todos os dias de suas vidas e que ainda habitarão na Casa do Senhor para todo o sempre. Aprendemos que às suas ovelhas o Senhor promete que não lhes faltará: suficiência, refrigério, direção, consolação, disciplina, descanso, cuidado, condução, proteção, presença viva e assistência por todos os dias de suas vidas. O Senhor é o meu Pastor. E quanto a você? O Senhor é o seu Pastor? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...