domingo, 8 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/ELE DISSE PARA NÃO TEMER, APENAS CRER!


ELE DISSE PARA NÃO TEMER, APENAS CRER!
                                                                 
Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?  Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente!”. Marcos 5.35,36.
                                                                                            

O texto todo vai do versículo 22-43 é bem conhecido e conta a história de uma situação vivida por Jairo, um dos principais líderes da Sinagoga. Ele vem pedir socorro a Jesus com urgência por causa da sua filhinha que estava à morte. No caminho, Jesus se depara com uma emergência. Uma mulher hemorrágica o faz parar, porque sentiu em seu coração que se ao menos lhe tocasse a orla da veste seria curada. Podemos imaginar a impaciência de Jairo, correndo contra o tempo. Aquela situação era urgente – sua filha estava gravemente doente, à morte! Qualquer pai no lugar dele teria se desesperado. Mas ele espera silencioso. Já falamos muitas vezes sobre este assunto neste espaço e ainda falaremos outras tantas. Aprendemos que precisamos ser mais lembrados que instruídos. Há uma diferença entre urgência e emergência, embora muitos confundam. O dicionário esclarece a diferença: enquanto a primeira (urgência) trata-se de algo que deve ser feito rapidamente, não dá para esperar. A segunda (emergência) é uma situação crítica, incidental. Logo aqui aprendemos que o critério de Jesus é diferente do nosso. Talvez qualquer um de nós tivesse corrido logo a casa de Jairo para socorrer aquela menina à morte e só depois cuidaria da mulher hemorrágica. Jesus que faz tudo esplendidamente age exatamente de forma oposta. Ele não perde oportunidade de ensinar preciosas lições. Ele é Senhor do tempo. Por isso acode em primeiro lugar a emergência para depois resolver a urgência.

Vivemos dias nos quais é necessário que passemos da superficialidade religiosa para uma espiritualidade de alicerce profundo.  Também temos falado muitas vezes sobre isto. A cada dia as demandas são maiores. Gostaria de falar um pouco mais sobre este assunto. Somos provados, testados a todo instante. “São lutas por fora e temores por dentro”, como diz o apóstolo Paulo. E como esses temores têm nos assolado ultimamente, misericórdia! O medo tem sido uma das mais letais armas de satanás contra nós. O medo é atormentador, porque além de nos paralisar, impede que alcancemos o sobrenatural de Deus. Em I Jo 4.18 diz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Será que somos aperfeiçoados no amor? A resposta é um alto e sonoro NÃO! Estamos em processo de aperfeiçoamento. Nenhum de nós está pronto! Diante de cada circunstancia, cada obstáculo somos traídos por nossa humanidade insegura. Tendemos a ficar desesperados, perdemos o chão e nos esquecemos Daquele que é o Senhor de todas as coisas. Ele tem o controle de tudo em suas mãos e não age de acordo com a lógica ou critérios humanos. Confiemos nele!

No meio das grandes lutas atentemos para três verdades. Primeira verdade: A aparente demora de Deus não é descaso da parte dele. Fomos chamados a andar por fé e não por vistas. Este é o grande desafio do servo de Deus desde sempre. A espera pela resposta faz parte da resposta. É Deus nos treinando a confiar nele de forma irrestrita. Segunda verdade: O Senhor não trabalha segundo o cronograma de seres humanos apressados. É possível que a mesma urgência da situação de Jairo, tenha a situação que aflige você hoje. A situação é de vida ou morte, não dá para esperar mais. Outras situações à sua volta nem eram tão urgentes assim e já se resolveram. Contudo, não podemos esquecer que Jesus não trabalha de acordo com os nossos cronogramas apressados, o critério dele é outro, lembra? Preste atenção agora: a mesma coisa que Jesus disse para o aflito Jairo na sua urgência, diz para você hoje: “Não temas, crê somente!”. Terceira verdade: Nada é irreversível para o Senhor. Somos exortados pelo autor de Hebreus a olhar para o autor e consumador de nossa fé: Jesus. Todas as vezes que o perdemos de vista tendemos a nos desesperar diante das lutas que nos atingem. E sempre que estamos enfrentando uma dificuldade não faltam aqueles que chegam para nos fazer esmorecer. Os que estavam na casa de Jairo riram de Jesus.

 Aprendemos aqui que nada é fato consumado para Cristo, ele pode reverter até aquilo que pra nós é irreversível como a morte por exemplo. O medo deve ser enfrentado e repreendido, porque ele vem como um instrumento do adversário para nos tirar o fôlego e nos roubar a vitória. Por isso Jesus foi ao cerne do problema, ordenando a Jairo para não temer. Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão, nem foque no problema, antes olhe apenas para Jesus, ouça apenas a sua voz e ouse confiar como Jairo, mesmo que tudo pareça perdido. Jairo tinha tudo para desistir, mas não fez, continuou ali. Permaneceu firme mesmo a despeito das circunstancias e das vozes contrárias. Note que a sua filha já havia morrido. O que fazer diante da morte? Jesus é a ressurreição e a vida, aquele que crer nele ainda que esteja morto viverá! Superado o gigante do medo, Jairo saiu de posse de sua vitória. Com você pode acontecer a mesma coisa, por isso: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...