sexta-feira, 13 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/COMBATENDO, COMPLETANDO E GUARDANDO!


COMBATENDO, COMPLETANDO E GUARDANDO!
                                                     
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7 
                                                                                          

A nossa vida sobre a terra é feita de chegadas e partidas. Todos nós estamos indo, como diria uma amada irmã que já se foi. Assim, as ações mencionadas pelo apóstolo Paulo no versículo citado com os verbos no passado, podemos aplicá-las no presente contínuo. Ou seja, estamos todos numa medida ou outra: Combatendo, terminando e guardando. Encorajemo-nos mutuamente a não desistir das lutas diárias perseverando sempre na fé. O texto lido está em um contexto maior e traz as palavras de despedida do apóstolo Paulo. Ali ele prevê seu martírio iminente e também encoraja o jovem pastor Timóteo em seu difícil ministério pastoral. Entendemos que a grande jornada de um servo de Deus sobre a terra é feita de muitas jornadas secundárias e paralelas, para as quais ele precisa estar preparado. A Palavra do Senhor nos adverte que somos entregues à morte todos os dias. Há sempre muitos gigantes a derrubar, muitas muralhas a transpor, muitos exércitos infernais para combater. O Senhor nos capacita a vencer sempre!

O apóstolo João em sua primeira carta revela que a fé é a vitória que vence o mundo. Em Romanos 5.3, 4 Paulo completa a revelação dizendo: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”. No meio de nossas lutas precisamos focar no Cristo que é a nossa Esperança Viva! Cristão verdadeiro não desiste nunca! Aliás, a  perseverança dos santos é uma das grandes marcas da verdadeira conversão. Aquele que persevera até o fim será salvo.

Temos falado muitas vezes neste espaço que a nossa jornada sobre a terra é feita de muitos recomeços. São muitos combates a serem lutados e precisamos ter força, raça e garra para enfrentá-los e sair deles mais que vencedores. A nossa corrida aqui é feita de inúmeras corridas. São muitas jornadas a serem percorridas diariamente. Muitos ciclos a serem completados. As demandas são muitas! E somos instados através da Palavra de Deus a não desistir, completando com perseverança as carreiras propostas até que completemos a maior delas que é rumo à eternidade. Contudo, para que vençamos os combates e completemos essas jornadas uma coisa é necessária: Guardar a fé que uma vez nos foi dada. Fácil? Quem disse que seria? Mas é sobrenaturalmente possível pelo Espírito Santo que em nós habita! Sigamos!

As palavras do apóstolo Paulo aqui nos encorajam a aplicá-las às nossas jornadas diárias através de três ações inegociáveis: Combater o bom combate; Completar a carreira e Guardar a fé. Como bons soldados arregimentados pelo Grande General precisamos estar à postos em posição ofensiva e defensiva diante dos inúmeros levantes do inferno. A terra não é um parque de diversões, mas uma grande arena de guerra, e a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra principados e potestades, contra os príncipes espirituais do mal no mundo invisível. Isto demanda vigilância e oração constantes. Aqui fala da perseverança que devemos ter como atletas bem disciplinados para completar a carreira que nos está proposta. O verdadeiro santo de Deus não abandona a corrida, mas persevera até o fim, pois sabe em quem crê. O autor de Hebreus citando o profeta Habacuque diz em Hb.10.37, 38: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; Todavia, o meu justo viverá pela fé; se retroceder, nele não se compraz a minha alma”. A prática diária da fé que temos em depósito como bons despenseiros de Deus não pode ser negligenciada. A medida de fé depositada em nós pelo Senhor precisa ser manifesta e partilhada a cada dia com aqueles que estão à nossa volta. Sigamos continuamente COMBATENDO, COMPLETANDO E GUARDANDO, até que tudo esteja maravilhosamente consumado! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...