domingo, 29 de julho de 2018

Meditação/Nadia Malta/SÓ O ESPÍRITO SANTO NOS CAPACITA A VENCER A CARNE!


SÓ O ESPÍRITO SANTO NOS CAPACITA A VENCER A CARNE!
                                                             
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.  Gl.5. 16, 17

Domingo passado falamos sobre a necessidade de buscarmos uma nova unção. A unção de Deus em nós nos capacita nas mais diferentes áreas. Uma das atribuições do poder de Deus em ação em nós é o fortalecimento no Espírito Santo para vencer as inclinações da carne. Todo capítulo cinco desta epistola trata da liberdade da graça sob a dependência do Espírito Santo. A doutrina da graça foi mal compreendida pelos judaizantes da época do apóstolo Paulo e também pelos legalistas dos nossos dias. Claro que graça de Deus não é liberdade para pecar, mas liberdade para fazer pela ação do Espírito Santo em nós, aquilo que Deus deseja que façamos. O único meio de vencermos às inclinações da carne é nos submetermos inteiramente ao Espírito Santo, só Ele capacita a vencer a carne. A vitória vem, mas não sem luta! Há um livreto intitulado: Persiga a Santificação, se não me falhe a memória seu autor é Simonton Araújo, que aponta para o empenho do servo de Deus, aquele que teve o seu coração verdadeiramente regenerado, para buscar viver uma vida separada do pecado e suas armadilhas. A santificação não é uma simples sugestão ou conselho de Deus, mas é uma ordenança, Ele diz: “Sede Santos, porque Eu Sou santo!”. São muitas as definições de santificação, mas uma delas chama a minha atenção de modo particular: “Santificação é o poder do Espírito ativando a Verdade da Escritura na vida do crente!” essa frase é atribuída a John Mac Arthur.

Há quatro mandamentos relativos ao Espírito Santo os quais não podemos perder de vista: “Não entristeçais o Espírito Santo”; “Não apagueis o Espírito”; “Enchei-vos do Espírito” e “Andai no Espírito”. Esses mandamentos são imprescindíveis para vencer as tentações. Quando falamos em vencer as tentações trazemos à memória a tentação de Cristo. O Senhor enfrentou aquela tentação com o propósito de nos ensinar que é possível vencer o tentador, seus apelos, maquinações e proposições, bem como as fraquezas da carne ali representadas pela fome depois de um jejum de quarenta dias e quarenta noites. Jesus venceu usando a Verdade das Escrituras arraigada em seu coração. O Senhor não exige nada de nós que ele mesmo não tenha experimentado, por isso Ele é o nosso Sumo Sacerdote que se compadece de nós porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, mas sem pecados, nos instrui o autor de Hebreus.! Em Rm 8. 5, 6 Paulo diz: “Porque os que se inclinam para carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para vida e paz”.

Paulo ordena a seus leitores que a única maneira de vencer a carne é andando no Espírito. Paulo também explica que carne e Espírito são opostos. Quando o Espírito Santo enche o  crente, assume o controle de sua vida. O Espírito e a carne têm desejos diferentes e isso é o que gera conflitos. O corpo humano se inclinará para quem o dominar. Quando o Espírito Santo o domina, andamos no Espírito. Mas quando entregamos o controle do corpo à carne andaremos segundo os seus desejos (concupiscências). Veja o que diz Paulo em Rm. 6.16: “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para a obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?”. O cristão não é capaz de vencer a carne simplesmente pela vontade; essa vitória sobre a carne não acontece pela nossa própria força, mas pela submissão ao Espírito. O não Regenerado não experimenta essa luta interior, porque está totalmente sob o controle da carne. O cristão, sim, vive essa luta continuamente. Há uma guerra civil dentro de nós. E vai prevalecer o lado que for mais bem equipado e alimentado. Por isso há cristãos carnais e espirituais. Há Três inimigos do cristão: o mundo, o diabo e a carne; eles trabalham em conjunto. É uma parceria infernal para derrubar o crente. Por isso as exortações do Senhor no sentido de orar e vigiar sempre. Vida cheia do Espírito produz santificação e santificação produz vida cheia do Espírito. Este ciclo é contínuo e se retroalimenta! 

O cristão cheio do Espírito não procura satisfazer as suas próprias vontades e inclinações, mas a vontade do Espírito que nele habita. Esse crente manifesta um caráter semelhante a Cristo, vence o pecado, o mundo e a carne, ora de acordo com a vontade de Deus, não negligencia seus relacionamentos e suas responsabilidades, têm poder para um evangelismo audacioso e eficiente. Como podemos vencer essa luta? Não entristecendo o Espírito Santo, Não permitindo que o espírito se apague em nós, nos enchendo do Espírito e Andando no Espírito. De que maneira andamos no Espírito? Através de um relacionamento íntimo com o Senhor através da oração, se preciso do jejum específico e da renovação de nossa mente pela Palavra de Deus. Não existe mágica, existe disciplina espiritual de buscar satisfazer a vontade de Deus pelo poder do seu Espírito. Quando desejamos verdadeiramente isso, o Espírito nos capacitará a vencer. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...