sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Meditação/Nadia Malta/INFERNO: QUE LUGAR É ESTE?

INFERNO: QUE LUGAR É ESTE?

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. Lucas 16:22,23.

                                                                                           


Na verdade não é fácil falar sobre este assunto. As pessoas querem ouvir sobre amenidades, sobretudo, em dias de grandes aflições. Contudo, quem quer fugir das aflições devem ter uma visão lúcida daquilo que esperam os que vivem uma vida inteira sem o Cristo. O Rev. Hernandes Dias Lopes tem uma frase notável acerca do inferno ou onde seria o mesmo. Ele diz: “O inferno fica no final de uma vida sem Cristo”! Nunca vi nada tão específico em termos de explicação sobre o assunto!

São muitos os textos bíblicos que falam desse lugar de tormento eterno. Os estudiosos do assunto dizem que Jesus fala mais no inferno do que do céu. Os textos são muitos e cada um apresenta esse local com uma característica específica e aterradora. Pode-se até viver sem Cristo e passar relativamente bem dentro dos conceitos e parâmetros humanos, só não se pode morrer sem ele. Os tormentos terrenos são uma prévia do que será encontrado no inferno literal. Não gostaria de me atrever a entrar nas questões etimológicas das palavras originais porque não sou especialista, mas na questão em si. Há outra frase interessante sobre o assunto atribuída ao grande evangelista Jonathan Edwards que diz assim: “A terra é o único inferno que os cristãos irão suportar, e o único paraíso que os descrentes irão desfrutar”!

No Evangelho segundo Marcos, Jesus falando dos tropeços através dos atos, caminhos e cobiça por meio dos olhos ele diz algo que nos faz tremer nas bases. Ele diz que é melhor entrar no reino faltando um dos membros do que todo o corpo ser lançado no inferno: “Onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga”! De que ele está falando aqui? Creio que verme aqui seja uma referencia ao ser humano. Ali toda memória dolorosa será preservada e isso faz parte do quadro de sofrimento ininterrupto. A dor ali não tem fim, o sofrimento não cessa, o fogo não se extingue. O verme não morre, ou seja, a pessoa está continuamente atormentada pelo seu estado de miséria.

Embora o texto citado seja uma parábola, isto não significa que Jesus não esteja falando de uma realidade, muito pelo contrário! O Senhor usou as parábolas como recursos didáticos para comunicar seus ensinos. Por que em relação ao inferno seria diferente? A parábola conta a história do Rico e Lázaro, o mendigo que jazia à sua porta. Ambos morreram. Enquanto o rico insensível foi para o inferno e ali estava em tormento, Lázaro foi para o seio de Abraão ou o paraíso e foi consolado. O rico via ao longe Lázaro sendo consolado e clama a Abraão: “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. Depois que se atravessa a fronteira da eternidade as orações não funcionam mais. O tempo de clamar ao Senhor, e não a quem quer que seja  é hoje, depois toda súplica será em vão! Só ele poderá livrar do lugar de tormento eterno! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...