sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM AS AFIRMAÇÕES PRECIPITADAS!

CUIDADO COM AS AFIRMAÇÕES PRECIPITADAS!

Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece". Lucas 22.31-34.

                                                                                              


A irmandade cristã mundo a fora está cheia de irmãos e irmãs do tipo de Pedro. São precipitados no falar e no agir. Eles fazem ousadas asseverações acerca de si mesmos, quando nenhum de nós sabe o que sucederá amanhã. Outro dia ouvi o relato sobre o que dissera irrefletidamente uma amada irmã. Em sua precipitação ela disse estar preparada para tudo que Deus tiver para ela ou vier a requerer dela! Correu-me um frio na espinha ao ouvir tais palavras! Pelas nossas palavras seremos condenados ou justificados. Cuidado no falar precipitado!

Há um ditado popular que diz que “a ocasião faz o ladrão”. Isto se aplica a absolutamente tudo. É a ocasião que nos faz agir dessa ou daquela maneira. E não estamos falando aqui de caráter, mas daquilo que não imaginamos em termos de atos ou palavras quando as emoções estão envolvidas. Clamemos ao Senhor por prudência e autocontrole. Quanta verborragia inconsequente em nosso meio! O homem que não se domina é como uma cidade derribada e sem muros, diz o autor de Provérbios.

Em muitos relatos nos evangelhos encontramos situações nas quais a precipitação de Pedro é notória. Contudo, o texto citado aqui é bem típico do temperamento intempestivo daquele amado apóstolo. Depois da ressurreição Pedro se transformou num dos mais ousados discípulos de Jesus.  Porém, não antes da descida do Espírito Santo quando aquela precipitação foi transformada em coragem ousada. O texto aqui nos deixa abismados com a revelação de Jesus. Satanás pediu permissão ao Senhor para peneirar Pedro. Peneirar significa provar, sobretudo, as asseverações feitas! O Senhor orou por Pedro para que sua fé não desfalecesse.

Quantas vezes passamos momentos amargos por causa da nossa precipitação no falar e agir. Acabamos culpando ao Senhor por nossa falta de atenção e juízo, quando as coisas dão errado. E é comum ouvirmos: “Fiz isso na melhor das boas intenções”. E outro ditado popular nos adverte que “de boas intenções o inferno está cheio”! Pedro ainda não havia se convertido e o Senhor lhe recomenda que assim que isso acontecesse, ele deveria fortalecer seus irmãos. Mais uma vez a precipitação se sobrepõe a razão e ele assegura que já estava pronto para ir com o Senhor para prisão ou para a morte. E o Senhor lhe revela que ainda naquela noite antes que o galo cantasse, ele o negaria três vezes. Se não conseguimos domar nem a nossa língua, que dirá o que nos sucederá amanha? Clamemos para que o Senhor em sua graça infinita nos ajude, fortaleça, firme, sustente e conduza em triunfo segundo a vontade dele! Que ele coloque um guarda à porta dos nossos lábios e conduza as nossas mãos e passos! Cuidado com as afirmações precipitadas, um galo pode nos desmascarar! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...