segunda-feira, 18 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A SER DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS!


CHAMADOS A SER DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS! 
                                                                
O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém”. 1 Pedro 4:7-11                                                    

Na época em que o apóstolo Pedro escreveu esta epístola, o imperador Nero havia desencadeado uma intensa perseguição aos cristãos, obrigando-os a fugir para as regiões mais remotas do império romano. Essa fuga não os livrou da fúria assassina do imperador e muitos cristãos foram martirizados. Pedro escreve as palavras que acabamos de ler, prevendo que muitos morreriam inclusive ele. Ele diz para os seus leitores: “O fim de todas as coisas está próximo!” e passa a exortá-los a viverem sob a perspectiva de uma morte iminente. Pedro quer mostrar aqui a necessidade de imprimir em cada cristão, certo caráter de urgência em cumprir tanto uma vida de santidade quanto em se colocar como fiel despenseiro da multiforme graça de Deus para que a obra de Deus seja feita sobre a terra o mais rápido possível.

Em nossos dias já começamos perceber uma perseguição aos cristãos tomando corpo sobre a terra! Também  não sabemos o dia em que partiremos desta terra ou o dia que o Senhor virá para arrebatar a sua igreja. Por isso a necessidade de despertarmos do sono e vigiar.  As palavras proferidas por Pedro foram dirigidas a crentes. Se o Senhor o chamasse hoje, você estaria preparado? O mesmo caráter de urgência e prontidão trazido aos leitores do passado é trazido hoje a cada um de nós. Se tivermos sentidos espirituais aguçados perceberemos que há um mover de Deus neste mundo para que as profecias em relação às últimas coisas, se cumpram. O apostolo Paulo ratifica as palavras de Pedro e diz em Ef.5.15, 16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. O Senhor nos vocacionou como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Será que os nossos atos têm testificado dessa mordomia?

Somos despenseiros= mordomos da despensa de Deus. A graça de Deus é multiforme= se manifesta através de várias maneiras por intermédio de nós. Precisamos aproveitar o tempo que temos. E esse tempo se chama hoje. O que temos visto à nossa volta? Terremotos, tornados, tsunamis, enchentes, secas, incêndios, a natureza parece que enlouqueceu. São catástrofes de dimensões nunca imaginadas. Quando ouvimos as palavras de Pedro, elas mais parecem manchetes do jornal do dia. Contudo, não precisamos temer. Pedro diz em I Pe 1.3 que fomos regenerados para uma viva esperança por meio da ressurreição de Cristo. Os crentes precisam se mover, cumprir seu chamado. Falar do amor de Deus, deixar de brigar por bobagem, tirar os olhos desta terra e focá-los na eternidade. Não importa o que está acontecendo no mundo precisamos exercer nossa vocação de despenseiros, custe o que custar.

Quais as quatro exortações de Pedro aos bons despenseiros da multiforme graça de Deus neste texto? Que sejam criteriosos em tudo e com todos.  Criterioso= significa ter discernimento, tino; distinguir o erro da verdade. Quando nos afastamos da Luz perdemos de vista o certo do errado. Que sejam sóbrios (equilibrados) para que suas orações sejam respondidas. Sobriedade= equilíbrio, coerência. Aqui o Senhor através de Pedro nos exorta ao equilíbrio. Devemos ser equilibrados a bem das nossas orações. Isto significa que o Senhor não atende aquele que tem dois pesos e duas medidas. Que tenham amor intenso uns para com os outros. O Senhor espera dos despenseiros da sua multiforme graça que alem de serem criteriosos e sóbrios, também tenham amor intenso uns para com os outros. Amor é credencial de crente verdadeiro.  Que glorifiquem a Deus através do seu falar. O falar e o agir do cristão devem glorificar a Deus e transmitir graça aos que ouvem e vêem. O falar do crente precisa encontrar eco em seu agir. Palavra e ação andam juntas. Tudo isso porque “O FIM DE TODAS AS COISAS ESTÁ PRÓXIMO!”. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...