sábado, 16 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/APRENDENDO COM QUEM EXPERIMENTOU O DESCANSO DE DEUS!


APRENDENDO COM QUEM EXPERIMENTOU O DESCANSO DE DEUS!
                                                    
Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre”! Salmos 131:1-3                              

Este salmo é de autoria de Davi e trata de uma das inúmeras experiências do rei salmista. Aqui, seu autor diz que é possível sim, experimentar uma confiança absoluta no Deus Todo Poderoso, ao ponto de poder descansar em seus braços amorosos, mesmo em meio às dificuldades. Temos falado sobre este assunto muitas vezes e sempre que trazemos uma ideia, doutrina ou princípio bíblico é prudente mostrá-lo na prática. Como ainda estou em processo de aprendizagem, busco conhecer a experiência dos servos de Deus do passado. Proponho que aprendamos com quem experimentou o descanso preparado por Deus para todos os que nele confiam verdadeiramente. A humanidade hoje vive em busca de uma fórmula mágica para se livrar de uma vez por todas da ansiedade, que tem sido a mãe das mais diversas patologias emocionais e físicas. Nos meios cristãos, essa tendência também tem dado lugar a um sem número de ministérios oportunistas, que caçam e aprisionam a alma do povo de Deus, ao invés de ensiná-lo a buscar refúgio no Senhor, confiar e descansar nele. E note que não estou falando aqui da necessidade lícita da busca de um aconselhamento espiritual ou mesmo da busca de um profissional, quando se reconhece uma patologia.

Será que existe essa fórmula? A Bíblia afirma que sim. E ainda nos assegura que na verdade, essa não é uma fórmula, mas uma pessoa: JESUS CRISTO. O grande problema é que não conseguimos nos entregar a ele completamente através de um relacionamento intimo. O recebemos como Salvador, mas não entregamos a ele o senhorio das diversas áreas de nossas vidas. O autor de Hebreus diz: “Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas”.  Precisamos entender que quando Jesus é Senhor de nossas vidas, os problemas não vão deixar de existir por causa disso, mas ao entregar a ele nossos problemas e inquietações, conseguiremos superá-los sem desespero ou desequilíbrio. Ele é aquele que tem o controle de tudo em suas mãos. O profeta Isaías diz: “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras, tu as fazes por nós”.

O que é necessário para alcançarmos esse descanso? Davi falando se sua experiência, ele aconselha: É preciso esvaziamento de si mesmo e o exercício de uma humildade verdadeira. A humildade é a virtude pela qual, reconhecemos nossos defeitos, limitações, fraquezas, incoerências, finitudes e uma profundíssima dependência de Deus, enquanto a soberba é o agir independentemente da vontade Dele, que visa a auto-exaltação e o aplauso; É preciso disciplina para experimentar o Descanso de Deus. Davi fez sossegar a sua alma exigente e inquieta. Quando a disciplina se associa à fé conseguimos tal intento; É preciso falar disso como Davi. Quanto mais verbalizamos uma verdade, mais ela se tornará uma realidade para nós. O salmo lido é um cântico de romagem, fazia parte do hinário de bolso do povo de Deus durante as tarefas diárias e em suas peregrinações para Jerusalém. Essas verdades eram cantadas para não serem esquecidas. Deveríamos fazer a mesma coisa: proclamar sempre as verdades de Deus. Crer e confessar é um princípio bíblico que precisa ser exercitado.

O que o texto ensina? Pratiquemos a humildade reconhecendo as nossas fraquezas, incoerências, inadequações e limitações. Rendamo-nos à vontade do Senhor. Cuidado com a soberba, que é um agir independente da vontade de Deus! Disciplinemos a nossa alma exigente e caprichosa, procuremos domá-la para fazer a vontade Deus, confiando nele incondicionalmente. Lembremo-nos, o descanso de Deus é uma pessoa chamada JESUS CRISTO e só nele podemos esperar. Compartilhemos com os que estão à nossa volta que o Senhor é Deus. Isso influenciará positivamente os que estão ao redor. Descansemos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...