sexta-feira, 22 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/BENDITO O QUE CONFIA NO SENHOR!


BENDITO O QUE CONFIA NO SENHOR!
                                                         
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta seu coração do Senhor! Porque será como um arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar frutos”. Jr. 17.5-8. 

Procuremos não nos deixa assombrar pelas circunstancias! Confiemos no Senhor! O livro do profeta Jeremias trata da situação espiritual do povo de Deus durante o cativeiro em Babilônia. O texto lido fala especificamente à nação de Judá, o reino do sul cuja capital era Jerusalém, a idolatria do povo feria o coração de Deus, o povo confiava mais nas habilidades humanas que no Senhor. A nação prestava culto a deuses estranhos nos lugares altos, através de postes-ídolos ou debaixo de árvores sagradas! Ali se oferecia oferendas em troca dos favores dos “deuses”. A opressão e a adversidade revelam a fidelidade ao Senhor ou a falta dela.

Mesmo o profeta se dirigindo ao povo chamado pelo nome do Senhor, ele percebe que nem todos que faziam parte da nação visível poderiam ser contados entre os fiéis. Ele, então, estabelece um contraste de certa forma até contundente entre os fiéis e os infiéis. Com os olhos espirituais Jeremias descobre que mesmo em meio a tanta idolatria e infidelidade havia um remanescente fiel que continuava firme no Senhor mesmo apesar do cativeiro opressor. Isso acontecia no passado e acontece também hoje em nossos dias. Quantas vezes temos ferido o coração de Deus por não confiar inteiramente nele?

Aprendemos que para a nossa fé gerar fidelidade precisa estar alicerçada sobre uma rocha. Não uma rocha qualquer, mas a ROCHA ETERNA, que se chama CRISTO JESUS, nosso Senhor e Salvador. Mesmo que muitas vezes as nossas emoções (coração enganoso) destruam o nosso corpo físico (homem exterior), o nosso homem interior (nosso espírito) se renova de dia em dia porque sabe em quem crê. O que anda em fidelidade (fé + obediência) enxerga Aquele que é invisível. Gostaria de chamar atenção aqui para certas teologias ufanistas que descartam a possibilidade da dor e dos estreitos pelos quais precisamos passar para alcançar nossas vitórias mais retumbantes. Muitos em nosso meio por causa dessas teologias, não compreendem o agir soberano de Deus nas situações à nossa volta em meio às dores mais atrozes. Mas de uma coisa temos absoluta certeza: Ainda que o caminho para nossas vitórias nos faça atravessar uma tormenta ou mesmo o vale da sombra da morte, “O Senhor estará conosco, sua vara e o seu cajado nos consolarão”.

O homem Ímpio descrito por Jeremias aqui, faz da carne mortal o seu braço. Ele age e reage sempre confiado em sua habilidade. Por melhores que sejam as suas intenções elas partem de um coração enganoso e corrupto. Ele será sempre como um arbusto solitário que não frutifica. Sua terra espiritual será sempre desértica, estéril, salgada e inabitável. Ele é como um arbusto estéril, árido. As suas obras más ou a ausência de frutos o denunciam. Por mais que esse homem tenha bens materiais e recursos deste mundo ele será sempre: miserável, cego, pobre e nu. Por outro lado o profeta também descreve o homem piedoso ou justo. Esse homem é chamado por Jeremias de bendito. Ele está debaixo da proteção do Senhor, quer na vida quer na morte. Ele confia inteiramente em Deus e descansa em sua confiança. A Esperança desse homem é o Senhor. Confiança não é uma fé árida, requer obediência e isto agrada ao Senhor. Ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro. Ele não receia quando vem o calor (a adversidade), pois sabe em quem crê, por sua fidelidade (fé+obediência) ele enxerga Aquele que é invisível, mas real. Qual o grande diferencial deste homem? Ele é uma árvore bendita. Seus frutos são benditos porque procedem de uma árvore bendita que mesmo em terreno árido busca beber nas águas profundas do Espírito Santo de Deus. Que sejamos encontrados no feixe dos que são fiéis! Que possamos glorificar o Senhor em tudo e em todo tempo!. Que sejamos um Aleluia da cabeça aos pés! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...