domingo, 10 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/CORAGEM, AS AFLIÇÕES PASSAM!


CORAGEM, AS AFLIÇÕES PASSAM!
                                                                 
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2 Coríntios 4:16-18.
                                                                                              

Somos dia a dia desafiados como povo de Deus a tirar os olhos daquilo que é visível e parece ameaçador e colocá-los naquilo que é invisível. Esse texto do apóstolo Paulo fala do desígnio e efeito das aflições na vida do cristão, que é produzir eterno peso de glória acima de toda comparação. É um grande desafio para nós cristãos, o exercício da fé viva em meio às tempestades da vida. Recorremos ao apostolo Paulo, por ele ser um especialista nesse exercício. Certamente ele nos ajudará a entender esse assunto de tão difícil compreensão.  No texto lido, Paulo nos ensina que há um propósito de Deus para todas as aflições ou tempestades da vida e elas têm um tempo de validade. Essa é a ideia central deste texto. Temos falado nos últimos tempos sobre a confiança em Deus em meio às lutas desta vida, que não são poucas. O Senhor certamente deseja que amadureçamos na fé e no conhecimento de Deus. Embora, o nosso espírito esteja pronto, as nossas emoções e o nosso corpo não aguentam esses embates. Por isso é tão oportuno rogar ao Senhor que proteja as nossas emoções no meio das aflições, para que a nossa fé não esmoreça.

Deus está treinando guerreiros de fé sobre a terra para crer no impossível, ver o invisível e ouvir o inaudível. Diante das aflições percebemos três posturas distintas: Aqueles que embora experimentem na carne os efeitos dos embates procuram negá-los numa espiritualidade hipócrita. Outros se desesperam e tendem a abandonar o Caminho. Felizmente há os que entendem que o simples fato de habitarmos num mundo caído nos expõe a enfrentar as lutas desta vida. Em Jo.16.33 Jesus encoraja: “ Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Viver sobre a terra não é fácil, mas quem disse que seria? A grande diferença entre nós e os incrédulos é que em meio às lutas podemos recorrer a Cristo que é o alívio para o nosso cansaço e a nossa sobrecarga.

O Senhor afirma em Oséias 4.6 que o seu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. São poucos os que querem estudar de forma sistemática a Palavra de Deus. Por isso o profeta Oseias diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”  Oseías 6.3. Ah, como precisamos ser regados assim! O texto aponta três razões para não esmorecermos na fé em meio às aflições. Primeira razão: A aflição renova o nosso espírito, por isso não devemos desanimar. Quem está dando este conselho é um campeão de fé, um especialista em superar aflições, não um crente de fachada. Ele aqui não se refere ao desânimo enquanto emoção, sujeito às circunstancias; ele fala de ânimo como um padrão de fé que vê além daquilo que é visto com os olhos humanos. E é esse padrão de fé que vai renovando o nosso espírito dia a dia.  Quero dizer a você hoje: Tenha bom ânimo, continue orando e crendo!  Segunda razão: A aflição tem propósito e prazo de validade. Paulo não está fazendo aqui, uma apologia masoquista ao sofrimento, nem banalizando as nossas lutas. Pois sabemos que não tem nada de agradável em passar por tribulações. Mas às vezes é necessário atravessá-las como um recurso didático de Deus.

Terceira razão: Por pior que seja a aflição, devemos manter os olhos Naquele que é invisível! Precisamos entender que o mundo invisível é o único verdadeiramente real. Não desanimemos diante das aflições e tempestades da vida, por mais difíceis que sejam, elas têm o propósito de fazer o nosso espírito amadurecer e se renovar. As aflições e tribulações têm propósito e prazo de validade e podem ser revertidas ao nosso favor se aprendermos a olhar para elas dentro dos critérios e valores eternos! Que possamos adquirir obstinadamente a percepção do sobrenatural de Deus, através do conhecimento dele pela sua Palavra e revelação do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo! Que os nossos olhos vejam! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...