segunda-feira, 11 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/O CAMINHO PARA A BEM-AVENTURANÇA!


O CAMINHO PARA A BEM-AVENTURANÇA!
                                                        
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Salmo 1.1-3.
                                                                                               

Este é um salmo sapiencial e trata do valor da Palavra de Deus! Fala das bênçãos para os que a recebem, meditam nela e a obedecem! O salmo apresenta dois caminhos: o da bênção (bem-aventurança 1-3) e o do julgamento (maldição 4-6). Os teólogos o chamam de prefácio do livro dos salmos. Aqui o “Editor Celestial” muito sabiamente o direcionou para abrir este livro tão precioso, pois as palavras deste cântico indicam o caminho para a bênção, assim como advertem para o julgamento divino. Será que é possível gozar de altos privilégios, ou bem-aventurança nesta terra? Do ponto de vista bíblico a resposta é sim, e o Caminho para essa bem aventurança chama-se Jesus Cristo. Aliás, o apóstolo Paulo diz que “Jesus Cristo em nós é a esperança da glória!”. O Espírito Santo hoje nos convida a nos posicionar para experimentarmos essa plenitude, esses altos privilégios reservados para a nossa vida. De que lado queremos permanecer: do lado das bênçãos de Deus ou do lado dos prazeres mundanos contrários à sua vontade e que levam à maldição? Diante de nós tem sempre dois caminhos: céu ou inferno, bênção ou maldição. Cabe a nós escolher. Quem está apto a escolher? Os eficazmente chamados por Deus, aqueles que ouvem a sua voz e o seguem.

O salmo todo apresenta o contraste entre o justo e o perverso. O Primeiro homem citado: É O Justo - Aquele que recebe a bênção de Deus e se torna uma bênção. Antes de mais nada precisamos deixar claro que a bênção de Deus está diretamente relacionada à obediência; assim como a maldição está para a desobediência. Por isso de nada adianta orar quebrando maldições e permanecer na desobediência. Maldição sem causa não se cumpre e a causa da maldição é a desobediência. A postura do primeiro homem citado pelo salmista é digna de ser imitada: ele não anda no conselho dos ímpios (não faz o que o ímpio aconselha); não se detém no caminho dos pecadores (não compactua com o pecado do ímpio) nem se assenta na roda dos escarnecedores (não faz coro com os que zombam de Deus). Ele não faz isso por ser um santarrão fariseu, mas porque entende a necessidade de estar separado do mundo no que diz respeito às suas práticas malignas. Por isso recebe a bênção reservada para ele (é bem-aventurado=goza de altos privilégios).

O bem-aventurado não retém a bênção. Deus nos abençoa para que possamos abençoar outros. Só o Mar Morto recebe sem dar nada em troca. Esse homem bem-aventurado é comparado pelo salmista com uma árvore: ele apresenta firmeza, vitalidade, frutificação e produtividade. Ele é bem sucedido em tudo que faz. É bom estar perto de alguém assim, diferentemente dos murmuradores que difamam a Deus com seus eternos queixumes. Em geral recebemos o que falamos. O Segundo homem citado: É o Ímpio - Aquele que está longe de Deus precisa da bênção da salvação, mas a rejeita. A primeira parte do salmo refere-se a alguém temente a Deus. A segunda metade refere-se aos ímpios, os quais precisamos alcançar com a nossa pregação e, sobretudo, com o nosso testemunho. Os ímpios são todos os que rejeitam ao Senhor. Eles erram deliberadamente o alvo estabelecido por Deus, são escarnecedores porque fazem pouco caso da Lei de Deus e ridicularizam o que é sagrado, por isso são chamados de pecadores. Contudo, precisam ouvir a palavra do Senhor e isso é tarefa nossa. Eles precisam ser abençoados com a bênção da salvação. O Senhor termina o salmo afirmando que conhece o caminho do justo, mas o caminho do ímpio que o rejeita, perecerá!

 Assim, Rejeitemos as fórmulas e modelos do mundo: Não façamos concessão ao pecado. Não andemos no conselho do ímpio; Não nos detenhamos no caminho dos pecadores; Nem nos assentemos na roda dos escarnecedores. Procuremos nos perguntar: O que faria Jesus se estivesse em meu lugar? Aqui não se trata de segregação, mas de se preservar incontaminado do mundo. Tenhamos prazer na Lei do Senhor, procuremos meditar nela de dia e de noite. Procuremos repeti-la para nós mesmos em voz baixa e suave até que essa Palavra de vida inunde o nosso coração e renove o nosso padrão de pensamento. Sejamos como uma árvore plantada junto às águas: Tornemo-nos abençoadores, sejamos frutíferos, incansáveis em viver e anunciar a Palavra de Deus para aqueles que estão sendo dispersos pelo vento como a palha imprestável. Que o Senhor nos ajude a ser bênção! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...