terça-feira, 12 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/É SIM, DA VONTADE DE DEUS A NOSSA SANTIFICAÇÃO!


Dia 12 de Junho de 2018.

É SIM, DA VONTADE DE DEUS A NOSSA SANTIFICAÇÃO!
                                                 
Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais”. 1 Tessalonicenses 4:1.                                                                    

Os versículos de 1-12 deste contexto trazem uma chamada ao despertamento para uma vida contínua de santificação e honra. O apóstolo Paulo em seu zelo apostólico exorta aqueles irmãos quanto à pureza moral, ao amor fraternal e a diligencia no trabalho diário. Ele estava sempre às voltas em corrigir distorções doutrinárias. O mais interessante, é que as palavras de Paulo àqueles irmãos se adéquam perfeitamente a igreja dos nossos dias. Que possamos atentar para a seriedade dessas palavras! Deus é justo e santo e reclama para si um povo justo e santo. Por isso ele justifica o pecador através do sacrifício de Cristo e o santifica (separa) para que ele seja chamado pelo seu nome! O apóstolo Paulo inúmeras vezes associa ou compara a vida cristã a uma caminhada, ou um andar. Ele ordena: “Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”; “Que não andeis como também andam os gentios”; “Andai em amor”; “Andai como filhos da luz”. Toda caminhada, seja física ou espiritual, começa com um primeiro passo. A vida cristã começa com um passo de fé, que conduz a uma caminhada de fé. O conceito de caminhada também sugere progressão, movimento. Quem caminha, obviamente, não permanece no mesmo lugar. No entanto, é preciso nos certificar se verdadeiramente estamos “andando na luz”, pois o adversário está sempre preparando armadilhas para os nossos pés, às vezes essas armadilhas são tão sutis que não percebemos o laço e acabamos caindo nele. “A conversão tira o cristão do mundo e a santificação tira o mundo do cristão” John Wesley. Não há conversão sem santificação!

Há aqui uma chamada veemente para um Andar em Santidade! Não era fácil para os novos crentes viverem uma vida de santidade. O ambiente moral do Império Romano era absolutamente promíscuo. As práticas sexuais impuras eram consideradas totalmente normais e toleráveis dentro daquela sociedade hedonista. Hoje percebemos algo semelhante na sociedade em que vivemos. Contudo, para o crente em Jesus santidade não é opção, é ordem de Deus. Devemos andar em santidade para agradar a Deus. Agradar a Deus deve ser a maior motivação da vida Cristã e não é simplesmente fazer a sua vontade, mas é fazê-la com inteireza de coração. Devemos andar em santidade para obedecer a Deus. Aqui, ao ministrar instruções àqueles irmãos, Paulo usa um termo militar, como se fosse um oficial superior, falando aos seus subordinados. E é isso que somos soldados do exército do Senhor, arregimentados por ele para andar em obediência.

 A instrução aqui é clara: “Que vos abstenhais da prostituição”, em outras palavras, “que sejais santos”. Santo significa separado para Deus. No texto em questão, Paulo está falando em relação à pureza sexual. Ao longo de toda a Bíblia, Deus adverte seu povo quanto ao perigo do sexo fora do casamento; para se livrar de uma tentação dessa ordem, a orientação bíblica é simples: “fuja dela”! Devemos andar em santidade para glorificar a Deus. Os que conhecem e pertencem a Deus têm o dever de glorificá-lo neste mundo. Glorificar é adorar e foi precisamente para isto que fomos alcançados pela graça de Deus. O v. 4 diz: “Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” = nosso corpo é santuário de Deus e deve ser usado de maneira a honrá-lo. À que temos exposto o santuário de Deus que é o nosso corpo?

Devemos andar em santidade para sermos poupados do julgamento do Senhor. Somos chamados aqui também a andar em amor uns pelos outros e a andar em dignidade. Devemos andar em santidade para agradar, obedecer, glorificar a Deus e ser poupado do seu julgamento. Esse andar é para Deus. Devemos andar em amor uns pelos outros. Esse é um exercício contínuo. Esse andar é com os irmãos. Devemos andar dignamente na vida pessoal e nos negócios, de modo a testemunhar da mudança que se operou em nós. Esse andar é diante dos homens, dentro e fora da igreja. As três maneiras de andar devem estar absolutamente sincronizadas, ou seja, não dá para ser santo e não amar os irmãos, nem para ser santo, amar os irmãos e viver indignamente de modo a envergonhar o Senhor e sua Santa Palavra. Que o Senhor nos ajude a glorificá-lo através do nosso andar diário em santificação e honra! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...