sábado, 23 de junho de 2018

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS AS COISAS LÁ DO ALTO!


BUSQUEMOS AS COISAS LÁ DO ALTO!
                                                                  
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus”. Colossenses 3:1-3.                                           

Precisamos refletir sobre a necessidade de buscar as coisas lá do Alto. Nos dois capítulos finais da epístola aos Colossenses bem como nos três últimos capítulos de efésios, o apóstolo Paulo parte para uma aplicação prática das doutrinas ensinadas por ele até então. Os versículos lidos estão em um contexto maior, indo até o versículo 11. Aqui o apóstolo fala da união sobrenatural do crente com o Cristo glorificado, bem como dos resultados dessa união, que é o abandono dos vícios e das inclinações da carne que faziam parte da velha natureza. Esse abandono, não é algo exterior ou meramente comportamental, mas é a evidência da nova natureza que agora temos. O Nascido de Novo tem uma santa compulsão pelas coisas do Alto em detrimento das inclinações de sua carne. A religião de modo geral muda apenas o comportamento. Somente Jesus Cristo, muda a natureza, gerando testemunho genuíno. Os textos das duas epístolas (Efésios e Colossenses) trazem instruções práticas para o povo de Deus.

Cada dia nos é concedido por Deus graciosamente como uma nova oportunidade de andarmos nele e com ele! Precisamos repensar as nossas atitudes e responsabilidades perante o Senhor e a sua Santa Palavra.  Daremos contas daquilo que nos foi graciosamente confiado! Muitos têm ido à igreja, ávidos por palavras proféticas que prometam bênçãos. Esses querem apenas a bênção não o Senhor delas! Fomos chamados para ser bênção! Que sejamos! Crer e confessar Cristo significa estar unido sobrenaturalmente com ele! À medida que caminhamos com o Senhor, ele vai sendo plasmado em nós. Ele não pode permanecer em nós pelo seu Espírito e permitir que permaneçamos nos velhos padrões do passado. Isso seria incoerente com a santidade de Deus. Deus tem um alvo para nós.

Aqui recebemos três instruções fundamentais para o novo andar sobre a terra. Primeira Instrução: “Buscai as coisas lá do Alto; pensai nas coisas lá do Alto”. Por que devemos buscar e pensar nas coisas do Alto em detrimento das terrenas? Porque morremos com Cristo. Nossa identificação com a morte substitutiva de Cristo nos livrou do poder e da penalidade do pecado sobre nós. Isto significa que é possível ter vitória sobre a velha natureza e suas inclinações. Porque vivemos em Cristo. Como compreender esse mistério? Significa que esse viver não é uma religião imposta, mas um estilo de vida adquirido DAQUELE que é a própria Vida e está em nós. Porque ressuscitamos com Cristo. Como ressuscitados, estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais, não podemos mais nos mundanizar fazendo concessões às inclinações e aos apetites da carne. A menos que ainda estejamos mortos em nossos delitos e pecados e a nossa decisão por Cristo tenha sido algo meramente emocional. Porque estamos ocultos em Cristo. A vida cristã é uma vida oculta, no que se refere ao mundo, porque o mundo não conhece o Cristo e nós estamos escondidos NELE. Porque fomos glorificados em Cristo. Ao considerarmos a nossa maravilhosa identificação com Cristo, de certa forma já fomos virtualmente glorificados.

Segunda Instrução: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena”. Uma vez que morremos com Cristo, temos poder para mortificar os desejos terrenos e carnais que fazem guerra contra o Espírito de Deus.  Fica claro que os desejos e apetites controlam as ações. Para purificar os atos, precisamos purificar a mente e o coração. Terceira Instrução: “Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas”. A nova criatura busca as coisas do Alto, faz morrer a sua velha natureza e não compactua com as obras infrutíferas das trevas. Esse despojamento das paixões e inclinações antigas, vai dia a dia nos tornando mais semelhantes a Cristo. O velho homem foi sepultado e o novo homem assume o controle. Esse novo homem vai sendo transformado dia a dia  pela renovação da sua mente através da Palavra de Deus e a submissão à voz suave do Espírito Santo em seu coração. Quando estivermos prontos, seremos colhidos! Que o Senhor nos fortaleça para combatermos o bom combate, completarmos a carreira e guardarmos a fé que uma vez nos foi dada! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...