sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE LEVANTAR E ANDAR!

TEMPO DE LEVANTAR E ANDAR!

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar”. João 5.5-9.

                                                                                   


Esta é sem duvida uma daquelas histórias que nos levam a parar e refletir. O relato é rico em detalhes e daria margem a muitas reflexões. Tenho pensado muito naquilo que tem levado as pessoas a boicotarem a própria existência! O homem da história estava enfermo por trinta e oito anos. Jazia deitado num dos pavilhões próximo ao tanque de Betesda esperando uma cura. E quando o grande dia chega ele responde a indagação de Jesus com uma lamentação: “Não tinha quem o colocasse no tanque!”. Havia uma lenda judaica que dizia que em certa hora do dia um anjo vinha e agitava a água e quem mergulhasse nela seria curado.

A culpa da desdita daquele homem era dos outros. Ele não alcançava a seu objetivo por causa dos outros. Tem sido assim com muitos de nós! O curioso é que lá na frente descobrimos que ele estava daquele jeito por causa de um pecado especifico. Nada fica oculto debaixo do céu! Jesus lhe faz uma séria advertência: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior”.

Jesus havia dado uma ordem: “Levanta-te toma o teu leito e anda!”. Imediatamente o homem se viu curado. Betesda significa Casa de Misericórdia. Naquele dia a própria Misericórdia encarnada é quem lhe ordenara a sair do seu estado de estagnação e paralisia. O Senhor nos quer em movimento. Nem toda enfermidade é resultado de pecados específicos, mas todo pecado gera enfermidade tanto na alma quanto no corpo. Há muitos enfermos entre nós!


O texto não revela qual o pecado daquele homem, mas uma coisa fica claro, fuxiqueiro ele era. Ingrato! Olhe como ele saiu correndo e foi contar aos judeus que fora Jesus quem fizera o milagre no sábado: “O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado”. O infeliz parece que esqueceu os trinta e oito anos de sofrimento que passara naquele leito. Falamos demais! Calcamos aos pés as bênçãos recebidas. Desdenhamos de quem nos galardoou apesar de nós! Quanta cegueira, quanta paralisia no meio do povo de Deus! Tempo de levantar com o coração grato, tomar o nosso leito e seguir! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...