sábado, 16 de janeiro de 2016

Meditação/Nadia Malta/DESERTOS E ALTARES!

DESERTOS E ALTARES!

                                                                                   

Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Depois o Senhor disse a Moisés: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu". Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira". Êxodo 17.12-15.

                                                                               


Foram muitas as vezes que o povo do Senhor se deparou com Amaleque na travessia do deserto. Os amalequitas formavam uma tribo de nômades que se opôs ao povo do Senhor desde sempre. Alguns estudiosos dizem que eram descendentes de Esaú. Nas Escrituras, Amaleque é um tipo do adversário. Ele está sempre à espreita para atingir o povo do Senhor e se aproveita das oportunidades de maior fraqueza ou maior cansaço.

A batalha aqui descrita começa no versículo oito e vai até o dezesseis.  Há muitas coisas aqui que poderíamos falar, pois há muitos princípios a serem considerados, mas gostaria de chamar a atenção para o final da batalha quando Moisés e seus auxiliares bem como o próprio povo saem vitoriosos. Ele ergue um altar ao Senhor e chamou-lhe “O Senhor é a Minha Bandeira!”.

A pergunta é: A quem temos atribuído as nossas vitórias? À nossa destreza? À nossa inteligência?Ao nosso próprio esforço humano? A quem ou ao quê? Tudo que somos temos ou sabemos só existe por causa Daquele que é a Nossa Bandeira: Jesus, o Cristo de Deus! Que possamos hastear essa Bandeira Bendita no alto dos nossos altares. Jesus precisa ser visto em nós. Bandeira não se esconde, se ergue! Que Bandeira temos levantado? Que altares temos erigido? 


Parece que há uma ligação estreita entre desertos e altares. Desertos produzem altares! Atravessa-los pressupõe lutas, crescimento, mudanças profundas e significativas. Tudo isto demanda confiança Naquele que pode nos acudir no calor abrasador dos nossos desertos. Todos os homens de desertos foram homens de altares. Há quem diga que o deserto é a oportunidade para os altares! É Escola de profetas! E a lista é grande, mas só para citar alguns: Abraão, Jacó, Moisés, Davi. É no furor dos combates que se forjam os grandes guerreiros e só grandes guerreiros atribuem suas vitórias Àquele que é digno de altares! Altar é lugar de adoração genuína, mas é lugar de sacrifício e de morte da velha vida e do velho Eu. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...