sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE RECOBRAR O ÂNIMO E IR À LUTA!


TEMPO DE RECOBRAR O ÂNIMO E IR À LUTA!
                                                                                      
Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.  Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar”. I Samuel 30. (1-4)-20. 

Precisamos nos posicionar diante do Senhor, buscar a sua face diante das dificuldades, recobrar o ânimo e ir à luta! Enquanto estivermos deste lado da eternidade teremos batalhar a vencer, gigantes a derrubar e muralhas a saltar. Interessante ler todo o texto que vai do versículo 1-20 e trata de mais uma das inúmeras investidas dos amalequitas contra o povo de Deus. No episódio em apreço eles aproveitaram uma das saídas militares de Davi e queimaram a cidade de Ziclague, onde ele vivia com sua família e seus valentes, saquearam os bens, confiscaram os rebanhos e seqüestraram mulheres e crianças. O texto nos ensina que mesmo servindo ao Senhor com fidelidade podemos enfrentar grandes lutas e nos estimula ainda a recobrar o ânimo diante das dificuldades, nos fortalecer em Deus e correr atrás dos prejuízos causados pelos “amalequitas” dos nossos dias. Esses “amalequitas se apresentam com muitos disfarces para nos surpreender e assombrar. O grande alvo do adversário é nos tirar de combate, não podemos perder isto de vista. Por isso, na maioria das vezes essas perdas são muito maiores emocionalmente do que materialmente. Paremos para observar quantas situações adversas temos enfrentado nos últimos tempos? Quantos ataques amalequitas! Sobretudo, nos lares. As famílias têm sido alvo desses ataques. Percebamos que o mesmo mote usado pelo velho e astuto ladrão homicida mencionado por Jesus em Jo. 10.10 é usado pelos amalequitas em todos os tempos: “Roubar, Matar e destruir”. Os amalequitas do passado foram os primeiros a atacar Israel na travessia do deserto. Eles agiam nas sombras, traiçoeiramente, espreitavam a hora de maior cansaço e de maior vulnerabilidade do povo de Deus.  Eles eram oportunistas, se posicionavam ao derredor, esperavam a hora da fraqueza para roubar matar e destruir! Por isso Amaleque é considerado um dos tipos do Adversário.  A estratégia dos amalequitas é a mesma em nossos dias. Eles eram um foco constante de males, por isso Deus determinou seu extermínio. Vamos olhar para o texto e dali tirar algumas aplicações para a nossa vida.

Olhemos para duas estratégias praticamente infalíveis dos amalequitas do passado e vigiemos. Primeira Estratégia: Aproveitaram a ausência de vigilância para atacar! Quando os homens mais jovens partiam para a guerra ficavam apenas os idosos, as mulheres e as crianças. Foi exatamente nessa hora de extrema vulnerabilidade que os amalequitas apareceram. Amalequitas modernos têm atacado nossos lares exatamente quando abrimos portas de vulnerabilidade. Cuidado! Famílias desassistidas tem sido alvo de ações malignas. Segunda Estratégia: Saquearam todos os bens, confiscaram os rebanhos, queimaram a cidade e levaram cativas mulheres e crianças! Quantos bens nos têm sido confiscados? Quantas situações nos têm aprisionado? Quantos seqüestros de talentos e habilidades dados por Deus? Quantos Sonhos abortados por causa da ação maligna desses amalequitas! Quantos crentes em Jesus que têm se tornado reféns de pessoas, sentimentos e circunstâncias usadas pelos amalequitas infernais levantados pelas trevas para destruí-los? Quantos lares dilacerados! Quantos relacionamentos partidos! Quanto talento desperdiçado! Quanta falência interior! Ação de amalequitas! E o que dizer quando os amalequitas somos nós mesmos que boicotamos os planos de Deus para nós? Muitas vezes esses amalequitas vêm travestidos de medos, de acomodação, autocomiseração, de mediocridade, preguiça! Fomos feitos para a excelência! Vamos deixar que nos roubem? O que vamos dizer ao Senhor quando tivermos que prestar contas? Diante daquela situação desoladora Davi e seus valentes derramaram o coração diante do Senhor! Note que eram valentes, mas choraram. Quebrantaram-se diante de Deus. O choro é lícito, chore a sua dor, exteriorize a sua aflição mesmo que nessa atitude chegue a passar dos limites. Mas faça isso na presença do Senhor. No seu desespero aqueles homens pensaram até em apedrejar Davi, mas não chegaram a fazê-lo. Muitas vezes em nossas agonias tentamos lançar sobre outros a culpa pelos nossos infortúnios, até isso é normal desde que logo recobremos o equilíbrio e voltemos a focar na situação. E quanto à nós para onde corremos quando as coisas saem do prumo? Davi se reanimou no Senhor! Só o Senhor tem as saídas para nossas agonias mais profundas. Naquelas horas mais difíceis daqueles suores frios que somos acometidos precisamos buscar nos fortalecer em Deus. Davi refeito, consulta ao Senhor! Não podemos nos deixar levar pelas emoções, antes precisamos buscar Aquele que peleja por nós. Quando o buscamos em verdade e com sinceridade de coração Ele se deixa encontrar, a resposta vem sem detença e ele muda a nossa sorte. Davi Procurou descobrir onde estavam os amalequitas e recebeu ajuda de quem realmente poderia ajudar! Era importante saber onde estava o inimigo, onde estava a sua fortaleza e ali desbaratá-lo. Onde está a fortaleza amalequita em sua vida? Na preguiça, na acomodação, no desânimo, no medo, na autocomiseração? Ou talvez em tudo isso junto?

Quando clamamos, invariavelmente Deus envia ajuda e muitas vezes das formas mais improváveis ou impensáveis. Por isso espere, a resposta vem. No caso aqui ele usou alguém que um dia servira aos amalequitas, mas agora era um instrumento de Deus para ajudar seu povo. Talvez essa ajuda já tenha sido enviada e, distraídos não nos demos conta! Davi, então, reúne seus homens e persegue os amalequitas! Aprendemos aqui que não devemos lutar sozinhos. Essa atitude de Davi fala de unidade. A igreja, a família que avança em unidade contra as hostes do mal é vitoriosa. Aquela batalha foi ganha, a maioria amalequita foi destruída, salvo apenas os que fugiram montados em camelos. Isso nos mostra que Amaleque embora com algumas baixas não foi de todo exterminado. Continua vivo e ativo no planeta terra à espreita de oportunidades para nos atingir, estejamos atentos e em unidade de oração e com fé persigamos a Amaleque. Qual o resultado dessa batalha? Tudo foi recuperado: Os bens, os rebanhos e resgatados os queridos seqüestrados. Ele fez isso no passado e quer fazer hoje. Deus quer restituir, resgatar e restaurar tudo que em sua vida foi espoliado por Amaleque. E nem gostaria de falar de coisas materiais, mas da nossa interioridade roubada. Recobremos o ânimo, fortifiquemos o nosso coração e vamos à luta. Usemos as armas espirituais que o Senhor já colocou a nossa disposição e sairemos mais que vencedores! Amém! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...