quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/O DESAFIO DE AQUIETAR O NOSSO CORAÇÃO!


O DESAFIO DE AQUIETAR O NOSSO CORAÇÃO!
                                                                                                

A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.  Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.  Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Lucas 12.22-34. 

Precisamos exercitar a quietude e a confiança em Deus, e as grandes  arenas de treino são às dificuldades e tormentas da vida. E, diga-se de passagem, não são poucas. Embora essa não seja uma tarefa fácil!  Ouso dizer que do ponto de vista humano, natural é mesmo impossível. Mas quem aqui está falando em naturalidade? Somos desafiados dia a dia a andar na sobrenaturalidade de Deus. O texto lido foi narrado estrategicamente por Lucas, depois da parábola do homem rico que produziu em abundância. Esse homem resolveu derrubar seus celeiros e fazê-los ainda maiores, para ajuntar cada vez mais. O episódio do texto lido se contrapõe àquela parábola desafiando os ouvintes de forma imperativa quanto à atitude confiante que devem ter para com Deus que cuida de cada um de nós e sabe o que precisamos. Aprendemos a confiar em alguém andando e convivendo com esta pessoa. Se nós conseguimos confiar completamente em seres humanos imperfeitos, por que então, não confiamos em Deus? Vivemos em um tempo de grandes correrias. Temos nos agitado de um lado para outro e os verbos que mais conjugamos são: Correr, competir, desejar, alcançar, conseguir. E ainda preocupar, inquietar, conquistar, ajuntar, perseguir, amealhar. Ufa! Temos nos cansado de correr atrás do vento! O que ganhamos com isto? Vou dizer: Sacolas de remédios cada vez maiores e nos temos tornado reféns dos nossos medos e inquietações. Será que perdemos de vista o propósito da afirmação de Jesus: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”? Imagino que sim!!

Por isso que em sua Palavra o Senhor nos deixou a provisão para não temer e não nos inquietar. É incrível como essa exortação é recorrente em toda a Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse. Que possamos exercitar essa confiança em nosso dia a dia, não nos entregando às inquietações. O texto lido nos ensina a maneira sábia de enfrentar as lutas diárias. O Senhor traz à nossa memória pelo menos quatro verdades a esse respeito. Primeira Verdade: Precisamos lembrar que Deus prioriza a vida em detrimento das coisas que aparentemente a sustenta! Em Deuteronômio 8.3 o Senhor diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem”. Em Romanos 8.32 o apóstolo Paulo diz: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?”. Segunda verdade: Precisamos lembrar que Deus tem o controle soberano de todas as coisas e cuida do que não podemos cuidar! O apóstolo Paulo corrobora com esta idéia e falando aos Filipenses ele ordena: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo,  porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus!”.

Terceira Verdade: Precisamos lembrar que devemos concentrar nossos esforços para ajuntar tesouros no céu! Por que tem sido tão difícil contemplar pelos olhos da fé os valores eternos? Quarta verdade: Precisamos lembrar que o temor e a ansiedade são características do incrédulo, os filhos do Reino devem exercitar confiança e quietude! O Salmista no Salmo 131.2 diz: “Fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”. Ainda percorrendo a Palavra sobre este assunto encontramos o autor de Hebreus (12.12) dizendo: “Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos!”. Avançando um pouco mais encontramos o apóstolo João trazendo mais luz ao assunto em I João 4.15-18: “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, permanece nele e ele em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme, não é aperfeiçoado no amor!”. Para Deus valemos mais que as coisas que tão ardentemente desejamos. Ele cuida do que não podemos cuidar e faz o que não podemos fazer, portanto tudo que temos a fazer é descansar nele. Que todos os nossos esforços sejam para ajuntar tesouros no céu onde a traça não consome, a ferrugem não destrói, nem os ladrões roubam. Quietude e confiança são exercícios de fé daqueles que andam com Deus. Medo e inquietação são marcas dos incrédulos. Atentemos para isto e exercitemos confiança. Que o Senhor nos fortaleça nele e na força do seu poder, para que possamos glorificá-lo com a nossa confiança! Que sejamos aprovados em nossas provações! Amém!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/






Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...