segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/É TEMPO DE RENOVAÇÃO DA NOSSA ALIANÇA COM O SENHOR!


É TEMPO DE RENOVAÇÃO DA NOSSA ALIANÇA COM O SENHOR!
                                                                                   
Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses”; Js 24. 14-16.                                                                                        

 Sim, é tempo de renovar a nossa aliança com o Senhor de quem tanto temos nos afastado! O capítulo 24 do livro de Josué traz as suas palavras de despedida ao povo de Israel. No contexto dessas palavras encontramos o texto lido, que é uma renovação da aliança do povo com o Deus Todo Poderoso. O povo agora estava de posse da vitória. Acabara de entrar na Terra prometida e tudo o quanto Deus dissera, se cumpriu. Atentemos para as palavras do versículo 13 deste mesmo capítulo: “Dei-vos a terra que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes”. Uma aliança é feita entre duas partes. Deus havia cumprido a parte dele, mas Israel aqui e acolá falhara em cumprir a sua, voltando para as práticas idólatras, aprendidas no Egito. O problema da infidelidade do povo de Deus não é novo. Mesmo em nossos dias, conseguimos enxergar essa prática maligna. Como diz Jeremias em Jr 2.13: “Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Percebemos um lamento de Deus, nas palavras do seu profeta. A tendência de abandonar o Senhor é antiga. A passagem de Josué que lemos no início, nos dá conta dessa triste realidade. Do mesmo jeito que Deus agiu no passado, age nos nossos dias, porque ELE É FIEL e não pode negar-se a si mesmo. Tudo que temos que fazer é confiar tão somente nele, recorrer somente a ele e esperar inteiramente nele, esta é nossa parte na aliança.

A nossa responsabilidade como povo escolhido por Deus, implica em três atitudes, das quais não podemos fugir. Primeira Atitude: Temer ao Senhor! Temer ao Senhor não significa sentir medo de Deus, mas uma profundíssima consciência, de sua presença aonde quer que estejamos. Temos nos comportado como se Deus estivesse apenas dentro das quatro paredes da igreja visível. Ali, oramos, cantamos, usamos cacoetes e jargões pentecostais e vamos seguindo com um pé no mundo e outro no reino. Entre aleluias e prevaricações. Até quando? O salmista diz no Sl 139. 7,8: “Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo. Lá estás também”. O pastor e a liderança da igreja, não estão vendo quando você fecha aquele negócio escuso, mas Deus está. Não estão vendo quando você entra no bar e toma aquela cervejinha ou até mesmo dentro de casa enche a cara diante de filhos e netos, mais tarde vai amargar na vida deles a semente maldita que você mesmo plantou.  Afinal de contas, ninguém ta vendo mesmo, mas Deus está. Não estão vendo quando você entra na banca de revista ou na locadora e escolhe cuidadosamente aquela revista ou acessa aquele site que não edificam, porque é um verdadeiro lixo, mas Deus está vendo. E tantas outras coisas, as quais Paulo diz que “o só referir é vergonha”. Quando transigimos com facilidade em relação àquilo que nos rodeia sem constrangimento, é sinal que perdemos o temor de Deus. Em Deus não há meio termo. De que lado estamos, afinal?

Segunda Atitude: Servir ao Senhor somente! No Reino de Deus não há servos temporários, o contrato, dura por toda a eternidade. Servi-lO não é uma brincadeira emocional, é algo para toda a vida presente e futura. Ai daqueles que brincam de servir! Josué afirma que essa decisão deve ser feita com integridade e fidelidade. Deus não aceita corações divididos, a rendição precisa ser plena e total. Ouvimos alguns dizendo assim: “Ah, eu já fui crente, mas...” – Na verdade, os que assim afirmam, jamais experimentaram de fato a Jesus. Muitos querem servir ao Senhor e ao dinheiro ou querem um Deus self–service, que atenda seus desejos egoístas e carnais. Quando não são atendidos, agem como crianças mimadas, batem o pé e dizem: “Não quero mais saber desse Deus”. Enquanto o Apóstolo Paulo diz em Fp 1.21: “Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”, muitos são adeptos do “Para mim o viver é lucro e o morrer é Cristo”, ou seja, na terra querem desfrutar de seus prazeres e ter Cristo só na eternidade. A quem queremos servir, afinal? A quem achamos que estamos enganando, a Deus? Certamente que não! Terceira Atitude: Escolher ao Senhor! Josué fez a escolha certa. Será que nós podemos bradar como Josué, ainda que pela fé: “Eu e a minha casa serviremos ao senhor”? Ninguém é obrigado a servir a Deus, a entregar-se a Ele, mas se fez essa escolha, ela deve ser com integridade, de forma plena, “porque, de Deus não se zomba”. Escolher a Deus significa dar a ele a primazia em todas as coisas, dar-lhe o primeiro lugar em nossa vida. O povo então, tocado pelas palavras ungidas de Josué, declarou: “Longe de nós, o abandonarmos o Senhor”. O que o Senhor está requerendo de nós hoje? Precisamos restaurar o temor do Senhor em nosso coração, que é o princípio da sabedoria. Pense nisso sempre que tiver que sair e entrar; ir e vir; deitar e levantar; comprar e vender; trabalhar e se divertir – lembre-se: não há um só lugar em que possamos nos esconder de Deus. Afinal, a quem queremos servir? Será que verdadeiramente temos servido ao Senhor com integridade e fidelidade de coração? Faça como Josué, decida-se hoje, ratifique a sua aliança com o Deus Todo Poderoso e diga: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”. Tempo de renovarmos a nossa Aliança com o Todo Poderoso! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...