segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/QUANDO O SENHOR RESOLVE NOS REFAZER, MELHOR NÃO RESISTIR!


QUANDO O SENHOR RESOLVE NOS REFAZER, MELHOR NÃO RESISTIR!

                                                                                      

Palavra do Senhor que veio a Jeremias dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a Palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – Diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.   Jr 18.1-6. 

Busquemos discernimento para compreender o mover de Deus e nos entregar sem resistência ao seu trabalhar. O texto lido mostra Jeremias, no exercício do seu difícil ministério profético, sendo enviado à casa do oleiro onde receberia instruções de Deus a respeito de como ele trabalha na vida do seu povo escolhido. O Senhor costuma usar coisas e situações simples e corriqueiras para nos ensinar lições preciosas. Desta vez, antes de Jeremias levar ao povo desobediente a mensagem de Deus, ele deveria ir à casa do oleiro e ver de perto o seu processo de trabalho para a fabricação de vasos. O trabalho do oleiro ilustra bem a maneira como Deus pode trabalhar na vida de seus escolhidos, com o fim de quebrar sua resistência para que se voltem ao Senhor e se tornem vasos de honra em suas mãos habilidosas. Ah, se tivéssemos percepção espiritual para discernir quando e o quanto Deus está trabalhando em nós! O Trabalhar de Deus não é igual com todos, mas quando o Senhor entende de moldar um escolhido seu, ele se torna implacável até que aquele escolhido se torne um vaso de honra para louvor de sua glória. Todos os grandes homens e mulheres usados como instrumentos de Deus em todos os tempos experimentaram ou estão experimentando esse processo de transformação. O grande problema, é que invariavelmente, por falta de maturidade ou discernimento, atribuímos ao adversário àquilo que está sendo operado pelo próprio Deus. Muitas vezes é necessário que desçamos ao Vale, porque é lá que se encontra a maior e mais bem equipada Sala de aula de Deus. Para que um vaso seja feito, precisa passar por um processo longo e doloroso.

A Olaria de Deus é lugar de aprendizado! Essa Olaria fica em um Vale e precisamos nos dispor a descer para sermos ministrados ali. O Senhor não descarta vaso escolhido, mas o refaz segundo bem lhe parecer. Como este barro somos nós nas mãos do Oleiro Divino. Para que o barro possa ser usado pelo oleiro, ele precisa: Ser Separado e Escolhido! Há muitos tipos de barro, mas poucos servem para a fabricação de vasos utilitários, isso porque nem todos podem ser modelados. Na vida espiritual é do mesmo jeito, todos são feitos de barro, porém nem todos se tornarão vasos úteis, de honra. Descobrimos que o oleiro conhece o tipo de barro a ser escolhido, mesmo que para alguns esse barro aparentemente não sirva para nada e ainda seja repulsivo, basta o oleiro tocá-lo para saber em que ele pode ser transformado. Vale salientar aqui que o mérito não é do barro, mas das mãos habilidosas e transformadoras do oleiro.  O barro precisa ser curtido! O vaso que Jeremias viu sendo feito, estragou-se nas mãos do oleiro, isto acontece quando o barro não está bem curtido. Quanto maior o curtimento, maior a liga; quanto maior a liga, maior a resistência. Nesta fase, o barro fica aparentemente jogado num canto, levando água e sol, e é assim que as impurezas vêm à tona até ficar pronto para a fase seguinte. Conosco é do mesmo jeito: quanto maior for a obra que Deus tem para nós, maior será o “curtimento”. É um tempo de solidão, parece que ninguém presta atenção em você; parece que nada dá certo e nem Deus o ouve. Até o céu parece silenciar. É aqui que vêm à tona as impurezas: Raiva, ira, desânimo, reclamação, murmuração, vícios, revolta, vontade de morrer, e até de desistir de tudo. Se você está se sentindo assim, você está sendo “curtido” por Deus.  Pare agora mesmo e clame por mais graça!

O barro precisa Ser Pisado! Quando o barro escolhido sai do curtimento, vai para um lugar onde é literalmente pisado, amassado. Pisar o barro faz com que as bolhas de ar nele contidas, sejam retiradas para que não danifiquem o vaso depois de pronto. A figura do ar em bolhas aqui, nos remete àqueles sentimentos como orgulho, vaidade, soberba, arrogância, autoconfiança excessiva, prepotência, mentiras, compulsões, rebeliões, exageros, desequilíbrios e tantas outras coisas que deixam o ego de muitos inflado como um balão e acabam por danificar o vaso do Senhor. Para eliminar esse “ar” somos pisados, humilhados, machucados até que toda bolha de “ar” seja esvaziada do nosso coração. Os humilhados serão exaltados, lembra? A grande escola de humildade de Deus é a humilhação. O barro precisa passar por alguns acréscimos! O vaso na mão do oleiro quebrou-se, porque além de não ter sido bem curtido e pisado, faltou algum ingrediente para que se tornasse resistente. Para a fabricação de vasos utilitários, é necessário depois do curtimento e do pisamento, acrescentar palha fina e pedra triturada, para que se tornem resistentes. Só os jarros para adorno é que não necessitam de acréscimos, são frágeis por natureza, não tem nenhuma serventia a não ser enfeitar. Deus quer vasos resistentes para ser usados por ele, não jarros de adorno. Aqui precisamos da mistura preciosa de santidade, humildade, compromisso com Deus, submissão, fé e obediência. Sem essa mistura não resistiremos à glória e a unção de Deus sobre nós. O barro precisa ser moldado segundo o uso do Oleiro! Aqui o barro é colocado sobre a roda do oleiro e ali, vai receber a forma de acordo com a vontade e criatividade do oleiro. Mesmo já nessa altura do processo, quando as mãos hábeis e sensíveis do oleiro tocam o barro e sentem alguma imperfeição, ainda há tempo daquele vaso ser desmanchado e refeito.  Às vezes é necessário começar tudo de novo, porém barro escolhido não é jogado fora, é barro especial, e será trabalhado até se tornar um honroso e útil vaso para a glória de Deus. Por isso não pense que você não presta pra nada, simplesmente o trabalho do oleiro ainda não terminou.

Uma vez moldado o vaso precisa ser cozido! Só o barro escolhido e bem trabalhado agüenta as altas temperaturas do forno da olaria. É o batismo de fogo com o qual somos batizados por Jesus depois de recebermos o batismo com o Espírito Santo. Muitos neste momento, no meio do povo escolhido estão sendo submetidos às altas temperaturas das tribulações e adversidades. Se você é uma dessas pessoas, creia, Deus tem uma grande obra na sua vida. Quanto maior for a temperatura do forno da olaria, maior será o propósito para o vaso escolhido. O que aprendemos na Olaria de Deus? Valorize o fato de que você é barro escolhido por Deus, para se tornar um vaso de honra. Essa solidão que você tem sentido, parece que todos resolveram lhe ignorar, nem suas orações são respondidas como você quer, é Deus curtindo o barro, para tirar as impurezas. Não resista a esse trabalhar! As humilhações, perseguições e afrontas que tem sofrido, é Deus pisando o barro para tirar as bolhas causadas pelas sementes malditas que ele não plantou. Deus quer esvaziar seu ego e enchê-lo da presença do Espírito Santo. O Senhor está acrescentando tudo que for necessário. Deus está modelando você na forma de Jesus. O fogo da prova que lhe tem sobrevindo, não é para destruí-lo, mas para testar a resistência do vaso. Peça graça a Deus para agüentar o processo doloroso do Oleiro, porque o resultado será maravilhoso e glorificará o nome do Senhor. Deus precisa de vasos de honra para louvor de sua excelsa glória e você será um deles! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...