terça-feira, 13 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR QUER O NOSSO CORAÇÃO INTEIRO!


O SENHOR QUER O NOSSO CORAÇÃO INTEIRO!
                                                                                      
Buscai o Senhor, enquanto se pode achar; invocai-o, enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus que é rico em perdoar”. Is. 55.6, 7. 

O texto lido faz parte de um contexto maior que vai do versículo primeiro até o treze deste capítulo e conclama o povo a buscar ao Senhor em um grande despertamento espiritual. No versículo 3 deste capítulo, o Senhor diz através do profeta Isaias: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”. Parece um apelo dramático da parte de nosso Pai Celestial preocupado com seus filhos de corações divididos. Deus deseja que desfrutemos de um relacionamento intimo e inteiro com ele. Ele é a Saída, ele é a Porta, ele é a possibilidade, ele é a Resposta. Contudo, precisa ser buscado enquanto se pode achar. O convite gracioso de Deus aqui, diz respeito à salvação, mas podemos aplicá-lo também às nossas vitórias. Quando olhamos à nossa volta, o panorama é verdadeiramente desolador. Vemos pessoas enlouquecidas correndo de um lado para o outro procurando escapes para os problemas que as assolam. Essa busca tem levado a muitos caminhos. Quando um só é o Verdadeiro e Vivo Caminho: Cristo. Quantos pais e mães de família têm buscado refúgio lá fora, especialmente na bebida e em outros escapes? Em Pv. 20.1 diz: “O vinho é escarnecedor e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio!”. Os que buscam essa saída enfrentam muitos ais em Pv. 23.29, 30 diz: “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as queixas? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada!”.

O vazio no coração do homem é do tamanho de Deus. Essa antiga afirmação teológica encerra uma grande verdade. Nada vai preencher o vazio do seu coração a não ser o Senhor. Mesmo os que estão na igreja por mera religiosidade, não vão ser saciados. É preciso mais que uma fachada religiosa. O Cristo vivo precisa ser plasmado em nós. Ele precisa ocupar todos os nossos espaços. A graça de Deus derramada sobre o homem desperta-o a quatro atitudes descritas pelo profeta Isaías aqui. Primeira Atitude: Atitude: Buscar a Deus! É quando essa graça viva nos toca, que temos condições de buscar o Senhor, de ansiar por ele com o a corça do salmo 42 anseia pelas correntes das águas. Essa busca é intrínseca, nada tem a ver com exterioridades. Os que ainda não experimentaram o Senhor podem fazer isso hoje, porque enquanto estão vivos tem tempo de encontrá-lo. A palavra chave do versículo é enquanto. Enquanto o que? Enquanto estamos vivos sobre a terra. Os que já o experimentaram, mas se distanciaram dele, hoje também é tempo de reencontrá-lo. A receita para encontrar o Senhor é buscá-lo de todo o coração em espírito e em verdade, só aí, ele se deixa encontrar.  Segunda Atitude: Invocar o Senhor! Invoque o Senhor, clame por ele. Em Jr. 33.3 o Senhor diz: “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes”. Há grandes revelações de Deus para os que o buscam e o invocam em verdade. Enquanto buscar tem a idéia de recorrer a... ou priorizar; invocar é traduzido por chamar, clamar desesperadamente como fez o cego Bartimeu em Lc. 18.38: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Por isso invoque o Senhor assim, clame, brade até que ele se volte para você. Quando o buscamos e o invocamos, passamos a ver as coisas da perspectiva do céu. Foi o que Davi fez ao derrubar Golias. Se você sente um vazio, invoque o Senhor! Precisa de uma vitória, invoque o Senhor! Está assustado com o tamanho do gigante? Invoque o Senhor! Se estiver enfermo, invoque o Senhor! Invoque o Senhor sempre!

Terceira Atitude: Deixar os velhos caminhos e velhos pensamentos e Converter-se ao Senhor! Quando o homem busca o Senhor e o invoca, ele se manifesta a esse homem de uma maneira tão real, que ele nunca mais será o mesmo. Foi assim, com quantos tiveram o privilégio de encontrá-lo. Quando o Senhor é experimentado, pelo homem a tendência é deixar tudo que fazia parte da velha vida e embaraçava seus passos. Há uma rejeição natural por tudo que não agrada a Deus. Os velhos caminhos e velhos pensamentos são mudados. Vemos isso na vida de todos os que tiveram um encontro real com o Senhor: a samaritana deixou o cântaro e a vida promíscua, o filho pródigo deixou os prazeres do mundo, o cego Bartimeu deixou sua capa, os discípulos deixaram tudo e o seguiram, Zaqueu deixou as vantagens ilícitas, Paulo deixou a religiosidade árida. E você o que precisa deixar? Conversão é isso: mudança de rota, mudança de mente, de natureza e não só de comportamento exterior. É novo nascimento.  A genuína conversão é precedida por um arrependimento sincero de coração. Não se trata de religiosidade ou “igrejismo”, mas mudança real de vida. Essa mudança é perceptível, visível. Há uma compulsão pela santidade. A pessoa torna-se irreconhecível. É desejo de Deus operar essa transformação em cada um de nós! Quarta Atitude: Voltar-se para o Senhor! Quando nos convertemos, voltamos para o Senhor, de quem estávamos afastados, pela nossa condição espiritual. Voltar-se para Deus através de Cristo Jesus é ter a vida zerada. Todos os pecados são perdoados, apagados e lançados nas profundezas do mar, não importa o que fizemos. O desejo do coração de Deus é estabelecer uma aliança perpétua conosco. Uma aliança de vida abundante, de plenitude, mas poucos têm compreendido isso. O que essas atitudes provocam? Deus se deixa encontrar quando buscado por aqueles que o invocam em verdade. O Senhor se compadece daquele que se aproxima dele e o invoca em verdade. O Senhor perdoa os nossos pecados e apaga as nossas transgressões, nos fazendo novas criaturas. Para aqueles que se posicionam diante dele, dando os passos de fé mencionados pelo profeta Isaías, ele promete nos versículos 13 e 14 deste capítulo: “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça, crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto”. Entreguemos o nosso coração inteiro ao Senhor, ele não aceita menos que isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...