quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR QUER NOS CURAR DA SÍNDROME DE GAFANHOTOS!


O SENHOR QUER NOS CURAR DA SÍNDROME DE GAFANHOTOS!
                                                                                         
 Eis que o SENHOR, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes”. Dt 1.(21)-30.

Precisamos ser ousados em nossa confiança em Deus para conquistar as nossas vitórias, não importando o tamanho dos nossos opositores! Todos os acontecimentos bíblicos do passado, embora literais, têm um sentido que prefigura as coisas futuras. São sombras das coisas vindouras. O versículo que lemos, por exemplo, está em um contexto maior que vai até o versículo trinta. Interessante ler todo o relato. A narrativa trata de um fato que antecedeu a entrada do povo de Israel na Terra Prometida. O Senhor havia resgatado o povo do Egito com mão poderosa, com sinais e prodígios. O povo saíra do Egito debaixo da promessa de Deus, que seria levado para uma Terra que manava leite e mel. Por causa da rebelião e da incredulidade do povo um percurso que deveria ser feito em 13 dias foi feito em 40 anos, tempo necessário para que uma geração fosse extinta. O povo andava em círculos o tempo todo. Só a nova geração herdou a Terra da promessa. O texto lido mostra o relatório dos espias, que além de difamar a Deus, contaminou a nação inteira. Aquele relatório impediu que a vitória prometida acontecesse num curto espaço de tempo.O cerne da questão aqui é: Bênçãos ordenadas para nós têm sido postergadas por causa da nossa postura incrédula, rebelde e murmuradora. Precisamos aprender com esse episódio do passado que quando Deus ordena algo para nós, ele nos capacita para obedecer e alcançar a vitória. Os mandamentos do Senhor não são penosos. Outro dia vi escrito em algum lugar: “O melhor de Deus ainda está por vir”. O melhor de Deus já veio e foi o seu Filho Jesus, o Conquistador por Excelência. Ele conquistou a nossa vitória sobre a morte Eterna e nos concedeu eterna redenção! Somos dele ovelhas do seu pastoreio. Comprados por preço de sangue. Fomos chamados para avançar na obra de Deus sobre a terra, sem nos deixar abater com o tamanho dos gigantes que se levantam para nos fazer recuar. Deus tem o melhor para nós. É promessa de Deus, mas, assim como o Israel do passado queremos que as coisas aconteçam automaticamente. Enquanto vida tivermos sobre a terra teremos obstáculos a transpor, vitórias a conquistar e inimigos para derrotar, para a glória de Deus.

O Senhor quer nos curar da síndrome de gafanhotos, mas para isto precisamos observar pelo menos quatro princípios. Primeiro Princípio: Aprendemos que a falta de disposição para a luta, já nos faz derrotados! O povo não quis subir à terra, não tinha disposição para isso. Tem muito crente “indisposto” com preguiça de lutar por sua própria bênção. A Terra havia sido prometida, o Senhor havia dado a posse daquela região, mas havia ali gigantes que deveriam ser vencidos. A Terra precisava ser conquistada. Nada cai do céu pronto. As bênçãos são nossas, mas precisamos possuí-las. Aprendemos aqui que as portas que dão acesso as bênçãos não abrem automaticamente, como nos shoppings centers. Tem sempre uma placa puxe e empurre. Isso demanda uma atitude, um esforço de nossa parte.  O cristão precisa seguir em frente, lutar para conquistar sua vitória. Lute por sua bênção! Há gigantes que precisam ser vencidos. Há fortalezas que precisam ser derrubadas. Quando nos posicionarmos, Deus nos capacitará A VENCER. Deus não nos criou para a mediocridade, mas para a superação e vitória em todas as áreas, mesmo que tenhamos que enfrentar lutas! Segundo Princípio: Aprendemos que é preciso dar um basta a nossa rebeldia para que a vitória seja consumada! No texto lido o Senhor diz: “Fostes rebeldes à ordem do Senhor!”. A Palavra do Senhor diz: “Obedecer é melhor que sacrificar...”. A igreja dos nossos dias precisa resgatar o ensino sobre a obediência. Ensinam-se tudo: o menor versículo da Bíblia; que a Bíblia tem 66 livros; geografia e história bíblica e por aí vai, menos a obedecer a Deus, enquanto isso a população de rebeldes “eclesiásticos” tem crescido. Sacrifícios, votos, correntes de oração não substituem a obediência e obediência requer compromisso. As promessas de Deus nas Escrituras Sagradas estão invariavelmente precedidas de uma ordenança. Obediência não é opção é ordem de Deus e prerrogativa para as vitórias.

Terceiro Princípio: Aprendemos que é preciso parar com a murmuração! Israel no passado mesmo tendo testemunhado dos grandes feitos de Deus ainda assim tinha memória curta. E ao menor sinal de dificuldade desandava a murmurar. Tem um hino de Harpa Cristã que diz: “Não murmure, cante!”. Temos falado bastante sobre isto neste lugar. Por que o Espírito de Deus tem falado de forma tão recorrente sobre este assunto? Creio que seja uma questão de zelo por cada um de nós. Quanta derrota poderia ser evitada se não fosse a ação maléfica das nossas murmurações! Quarto Princípio: Aprendemos que é preciso lançar fora todo o medo! O Israel indisposto e murmurador, também teve medo, por isso perdeu a bênção. Toda uma geração de murmuradores medrosos pereceu no deserto, por causa do pavor de seus inimigos.  Medo é derrota antecipada! Você quer isso pra sua vida? Essa história nos serve de alerta. Aqueles espias confirmaram o que Deus havia dito sobre a Terra, mas acrescentaram a sua opinião e contaminaram o povo com o que eles “achavam”. Quantas vezes nós encontramos pessoas usadas por satanás para nos causar medo com seus “achismos” inoportunos! Quando Deus ordena, não temos que achar nada; só temos que seguir em frente, na força que o Senhor supre. O nosso relacionamento intenso com Deus dissipa todo o medo. Deus quer curar você da síndrome do gafanhoto. O que nos tem impedido de conquistar as vitórias que Deus já ordenou para a nossa vida? Hora de checar nossos depósitos espirituais. Será que não tem faltado disposição para orar, para vencer as tentações, para investir tempo na presença de Deus? Será que não tem faltado ousadia para usar a autoridade de Jesus e conseqüentemente faltado disposição para trabalhar, para estudar, para produzir e progredir para a glória de Deus? Será que não temos de maneira indolente nos conformado com a mediocridade? É tempo de acordar e correr atrás do seu prejuízo! Será que não temos sido rebeldes e andado na contra-mão da vontade de Deus? Arrependamo-nos e nos voltemos para Deus que é rico em misericórdia e se compraz em perdoar! Não permitamos mais que o medo e o comodismo paralise a nossa vida? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...