domingo, 25 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/A HORA É DE VIGILÂNCIA E DE PERMANECER FIRME NA FÉ!


A HORA É DE VIGILÂNCIA E DE PERMANECER FIRME NA FÉ!
                                                                 
Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor”. I Co 16.13,14. 

Encorajemo-nos mutuamente a um andar de forma perseverante, para podermos completar a carreira que nos está proposta, mesmo em meio às dificuldades. Os versículos lidos são as exortações finais feitas pelo apóstolo Paulo aos cristãos coríntios. Para compreender melhor essas palavras, é necessário ler toda a epístola e, sobretudo, entender o propósito para o qual fora escrita: Admoestar aqueles irmãos a andar em santidade e perseverança para que o nome do Senhor fosse glorificado. A jovem igreja de Corinto tinha muitos problemas de ordem moral e doutrinária que precisavam ser corrigidos pelo apóstolo, como seu pai espiritual. Embora, aquela amada igreja possuísse uma grande diversidade de dons, ainda assim é chamada atenção pelo apóstolo por sua carnalidade. Os versículos lidos no inicio trazem uma prática exortação, àqueles que desejam andar em santidade e pureza moral de forma perseverante, tanto na Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias.  É interessante observar que para onde nos viramos hoje, há sempre uma oferta de fórmulas mágicas, sobretudo, para resolver problemas, que vão desde a obesidade, as enfermidades em geral e até mesmo as coisas mais simples.

As pessoas estão ávidas por respostas, soluções e possibilidades, desde que não tenham que fazer nenhum esforço ou sacrifício. No entanto, toda mudança requer atitudes, toda atitude requer equilíbrio, pois atitudes geram conseqüências. Mas, e quanto ao povo de Deus, que tem sido açoitado tanto por ventos doutrinários, cada vez mais devastadores, quanto por tribulações cada vez mais angustiantes e ainda pelas falácias de espertalhões? Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante dessas investidas. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo? O autor de Hebreus ordena: “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”. Hebreus 12:12. Será que não existe algo que possa restabelecer a firmeza do nosso andar e agir? O apóstolo Paulo responde através do texto a essas questões. As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes, por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Só a partir daí, essas atitudes serão tomadas com leveza e “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo.  O nosso país enfrenta uma crise moral, política e ética sem precedentes! E isto tem de certa maneira afetado a vida de todos. Contudo, é imperioso que o povo de Deus faça a diferença no meio desse caos.

O apóstolo Paulo aponta cinco atitudes imperativas que asseguram um andar firme e perseverante em Cristo. Primeira Atitude: Sede Vigilantes! A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria absoluta de nós. A vigilância que precisa estar sempre acompanhada da oração é uma questão de sobrevivência para todos os que servem a Deus. Somos espreitados incessantemente por ações e presenças demoníacas, que se colocam ao nosso derredor, para nos derrubar de nossa posição em Cristo.  E elas vêm das mais diferentes formas. Precisamos entender que não estamos de férias na terra, mas numa grande arena de guerra. Deus nos chamou, escolheu, salvou e capacitou a enfrentar as astutas ciladas do maligno, mas precisamos permanecer atentos, do contrário, seremos terrivelmente envergonhados. E o pior sofreremos as conseqüências da nossa negligencia. Segunda Atitude: Permanecei Firmes na Fé!  Descobrimos em Rm 12.3 que o Senhor repartiu uma medida de fé com cada um de nós. Contudo, essa medida de fé precisa ser multiplicada ouvindo e acatando a Palavra de Deus. Quanto mais a ouvimos, mais essa Palavra vai sendo consolidada se transformando em certeza inabalável.  Quando a fé se instala, ela dá firmeza aos nossos passos. Mesmo que ela seja como um grão de mostarda, poderemos deslocar os montes que obstaculam as nossas vitórias. Terceira Atitude: Portai-vos Varonilmente! Aqui equivale dizer: “Comportem-se como pessoas maduras, como gente grande não como crianças na fé!”. Crer é também pensar! Maturidade espiritual se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Os ventos doutrinários contrários à Palavra de Deus são devastadores e têm sido uma grande arma nas mãos do adversário para minar a perseverança dos santos, postergando ou impedindo a sua maturidade espiritual. Muitos cristãos que já deveriam ser mestres continuam necessitando de leite espiritual. Jesus está às portas, não temos muito tempo! É preciso amadurecer para ajudar os novos crentes. Esses sim, são bebês na fé, precisam de leite e colo até que se fortaleçam. Quarta Atitude: Fortalecei-vos! Esse fortalecimento é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso.  Portanto, se você já é um servo de Deus ore, clame, busque, peça esse fortalecimento e o receberá. A nossa força e suficiência vem de Deus. Você tem buscado em Deus esse fortalecimento? Quinta Atitude: Todos os vossos atos sejam feitos com amor! Exercitemos incessantemente a graça de Deus, com todos. Com os que estão perto e com os que estão longe, sobretudo com aqueles que não merecem. Que o Senhor nos ajude a obedecer a esses imperativos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...