segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE LEVAR À SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!


TEMPO DE LEVAR À SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!
                                                                               
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas”. Deuteronômio 11.18-20. 

Atentemos para a seriedade e o compromisso que devemos ter para com a Santa Palavra de Deus. O livro de Deuteronômio é muito apropriadamente chamado de Segunda Lei. Aqui podemos ver que fé e obediência devem caminhar sempre juntas. Deuteronômio consegue resumir e por em foco a mensagem contida nos livros anteriores. O texto lido aponta para a necessidade de levarmos à sério a Palavra do Senhor. A mensagem tem uma primeira e imediata aplicação ao Israel do passado, mas ao mesmo tempo é um alerta para todo o Israel espiritual de Deus formado de judeus e gentios convertidos ao Senhor em todas as épocas. A palavra do Senhor é imutável. O que o Senhor requeria no passado, requer hoje, com a diferença que hoje estamos em Cristo habilitados para a obediência, pois o fim da Lei é Cristo. A Lei não salva, apenas dá consciência de pecado e aponta para a necessidade de um salvador. Ela serviu de aio, diz o apóstolo Paulo levando o homem a Graça (Jesus) para que ele seja salvo. Uma vez salvo e habilitado à obediência, esse homem é devolvido à Lei para que seja santificado.

Uma vez alcançados pela Graça salvadora, qual o nosso dever em relação à palavra que procede da boca de Deus? Devemos Guardá-la no coração (Para que ela gere vida). Só um coração transformado pela palavra produz mudanças efetivas. Como estão os nossos depósitos espirituais? Há provisão suficiente da Palavra de Deus, para saciar a nossa fome em dias difíceis? Devemos Ensiná-la aos filhos (Os princípios da palavra devem ser repassados para os nossos filhos, sobretudo com o nosso testemunho). De nada adiantam as palavras sem as ações. O autor de Provérbios 22.6 ordena: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” é esse andar/testemunho que faz a diferença; Em Deuteronômio 6.7,8: “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos”. Os filhos não ouvem as nossas eles observam o que fazemos. Que estejamos atentos quanto a isto!  Devemos Mostrá-la em casa (A Palavra deve ser mostrada em casa não só de forma escrita, mas, sobretudo testemunhal). Não só em relação aos filhos, mas a todos que nos cercam. Eles precisam enxergar em nós as mudanças operadas. As nossas ações precisam ser mais eloquentes que as palavras, do contrário, seremos grandes farsas como cristãos.

Gostaria de terminar esta breve meditação com as palavras de Tiago (1.21-25). Ratificando tudo que fora dito pelo autor de Deuteronômio Tiago diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. É tempo de levar à sério a Palavra de Deus! Despertemos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...