domingo, 18 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/PELA FÉ PERSEVERANTE NO CRISTO VENÇAMOS O SOFRIMENTO!


PELA FÉ PERSEVERANTE NO CRISTO VENÇAMOS O SOFRIMENTO!
                                                                              
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Fp.4.4-7. 

Exercitemos a fé confiante que nos leva a esperar em Deus sem ansiedade mesmo em meio ao sofrimento. O texto lido são as palavras finais desta epístola e ali o Apóstolo Paulo aponta alguns princípios da palavra do Senhor que devem ser exercitados a bem da nossa saúde espiritual e emocional. Esses princípios devem estar alicerçados em uma espera confiante no Deus que não pode mentir e que não falha nunca. Ao serem observados de maneira disciplinada, esses princípios levam a uma paz indizível, mesmo em meio às lutas mais renhidas. Temos falado muitas vezes em exercitarmos a espera confiante em Deus. Contudo, como temos visto e experimentado esperar não é nada fácil. Invariavelmente quando esta espera é longa faz adoecer o coração. E há muitos de coração doente em nosso meio! No entanto, Paulo traz a revelação do Espírito, de que este exercício de esperar em Deus deve ser feito com alegria. Aliás, a epistola aos Filipenses é chamada de carta da alegria, mesmo tendo sido escrita de uma prisão num momento de muito sofrimento. Apesar de suas dores, Paulo usa aqui onze expressões que pressupõem alegria, gozo, e contentamento. O que é proposto pelo apóstolo aqui, não é “o jogo do contente”, onde se finge que está tudo bem, mas o exercício de uma certeza do agir de Deus sempre.

A igreja tem vivido uma crise de falta de alegria e de fé esperançosa, que por sua vez Leva a falta de confiança irrestrita no agir de Deus. Esta tendência tem sido o resultado da propagação do evangelho da prosperidade apregoado em alguns guetos autodenominados de cristãos. Tudo isto tem gerado um ceticismo no coração daqueles que por não conhecerem a Palavra de Deus, nem o Deus da Palavra engatinham na fé mesmo depois de muitos anos da prática de um igrejismo árido. Esse quadro de ceticismo precisa e deve ser mudado, mas para isto é necessário passarmos por um avivamento e avivamento é experiência viva com Deus. O texto nos propõe três exercícios qu nos fortalecerão em dias de dores profundas. Primeiro: O Exercício da Alegria! A alegria aqui se trata de algo sobrenatural que está a nossa disposição, sempre que buscarmos o Senhor em verdade. A Palavra do Senhor nos assegura que na presença dele há plenitude de alegria e delícias perpetuamente. Por que não desfrutamos efetivamente dessa plenitude? Porque não o buscamos o Senhor verdadeiramente, não investimos tempo em sua presença. A alegria aformoseia o rosto, mas o que temos visto em nossas igrejas? Rostos carrancudos e rabugentos, crentes "reclamões" que difamam seu Senhor em todo o tempo.

Segundo: O Exercício da moderação! Moderação é equilíbrio, premissa para bom testemunho. O que tem de crente com “labirintite espiritual”, coxeando entre dois pensamentos parece brincadeira. Paulo ordena aqui que a nossa moderação seja conhecida de todos os homens porque o Senhor está às portas. Se essas palavras foram pertinentes para aqueles dias, o que diremos hoje? Nunca se viu tanta falta de integridade dos que se dizem crentes, tantos testemunhos mentirosos e exagerados. Os espetáculos circenses em nossas igrejas têm levado muitos a se escandalizar com a conduta desses falsos irmãos, que por sua vez acabam por denegrir o evangelho do Senhor. O que tem faltado? Equilíbrio. Terceiro: O Exercício das orações acompanhadas com ações de graças! Oração e gratidão precisam andar juntas. Quando oramos e de antemão agradecemos estamos dizendo por antecipação que cremos no agir de Deus que conhecemos experiencialmente. A gratidão precisa ser exercitada por nós. Descobrimos que a gratidão é: Inclusiva – todos podem praticá-la; é Atenta – ela é sensível a todos os agires de Deus; ela é Contagiosa – capaz de tocar todos os que dela se aproximam; e Teocêntrica – ela nos mostra que Deus está no centro de nossas ações de graças. Quando confiamos em Deus agradecidos nos aquietamos, fazemos sossegar a nossa alma exigente. A gratidão é um cântico de vitória mesmo antes da batalha. O que aprendemos aqui? Precisamos aprender a exercitar a alegria, só desfrutada na presença do Senhor. Precisamos exercitar a moderação, porque o Senhor está às portas. Precisamos exercitar as orações acompanhadas de ações de graças, como prova de uma fé esperançosa no agir de Deus. Todos esses exercícios espirituais nos levam a experimentar a paz sobrenatural que excede todo o entendimento e nos traz saúde emocional e espiritual. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...