sábado, 24 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/NA FÉ NÃO CABE “PORÉM”!


NA FÉ NÃO CABE “PORÉM”!
                                                                                           
E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor”! Mateus 14.22 (26-30)33. 

Experimentemos uma fé viva que não deixa espaço para os “poréns”. O texto todo vai do versículo 22 ao 30. Interessante lê-lo todo. O relato fala de uma das mais dramáticas lições de fé ensinadas por Jesus aos seus discípulos. Aquela na verdade, não era a primeira vez que Jesus ministrava fé aos seus discípulos no meio de uma tempestade. O outro episódio está em Mt 8.23-27 e relata também uma grande tempestade, só que naquela situação, Jesus estava com eles no barco. A primeira experiência tipifica os dias de Jesus na terra, antes de sua crucificação e ressurreição. A segunda aponta para a era da igreja, quando Jesus se ausentaria da terra fisicamente voltando para os céus. Ambas as experiências estimulam a prática da fé viva e incondicional. Quando encontramos na Bíblia referencias a tempestades, muitas águas, ou mar, são invariavelmente metáforas para ilustrar as tribulações da vida. O mais surpreendente na sofisticada pedagogia de Jesus é que ele não dá aula teórica. Ele já coloca seus discípulos em situações práticas, para que aprendam vivenciando. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim sempre. Cabe a nós, nos tornarmos alunos “ensináveis” e diligentes para assimilar a metodologia de ensino de Jesus e não sermos reprovados. Há muito crente repetindo o ano. Crentes que já poderiam ser mestres, mas ainda continuam no Jardim da Infância da fé. A Experiência daqueles discípulos está registrada na Bíblia, para nos estimular a atravessar vitoriosamente as nossas próprias tempestades, renunciando aos “poréns” que se levantam para atravancar as nossas vitórias.

A experiência daqueles discípulos nos ensina pelo menos cinco certezas. Primeira certeza: O próprio Senhor os compeliu para a tempestade! Lendo a Bíblia descobrimos que há dois tipos de tempestades que assolam a nossa vida: Aquela que vem para correção, como disciplina de Deus (como é o caso do profeta Jonas); e a que vem para aperfeiçoamento, quando Deus deseja que cresçamos em maturidade e fé. Muitos cristãos têm a idéia equivocada de que ao obedecer à vontade de Deus, só navegarão em águas tranqüilas. Mas quando somos impelidos para uma tempestade por Jesus, devemos lembrar que ele nos trouxe ali para um fim proveitoso e cuidará de nós. Segunda Certeza: O Senhor se retira para orar sozinho e certamente intercedia por eles e também intercede por nós! A terra não é um parque de diversão, é antes uma arena de guerra, santificação e crescimento espiritual para os que servem a Deus. Jesus sabia a tempestade que seus discípulos enfrentariam, e o texto diz que “ele subiu ao monte a fim de orar sozinho”. A atitude de Jesus aponta para o seu ministério de intercessão junto ao Pai em favor dos seus. O povo de Deus está no “mar” em meio às tempestades da vida e Jesus está, não no monte, mas nos Altos Céus intercedendo por nós, para que não desfaleçamos e a nossa fé não vacile. O aparente silêncio de Deus é sinal de preparação. Terceira Certeza: Assim como Jesus acudiu os discípulos, ele nos acode também! O Socorro de Jesus, em resposta às nossas orações, muitas vezes nos assombra. Olhar para Cristo vindo por sobre o mar foi assustador, para aqueles discípulos já apavorados, parecia um grande “malassombro”. Aprendamos a discernir. Que os nossos olhos vejam! O Senhor esperou que o barco fosse o mais longe possível, para que não houvesse nenhuma possibilidade humana de socorro e aí ele entrou em ação. Aprendemos que “A impossibilidade humana é a oportunidade de Deus”. Olhar para as situações e tempestades da vida com os olhos da fé, aquieta a nossa alma exigente e apressada. Por que Jesus andou sobre as águas? Para mostrar aos discípulos que aquilo que eles tanto temiam (a fúria do mar) era apenas um caminho para que se aproximassem dele e confiassem nele. O Senhor é especialista em fazer caminhos na tormenta. O medo e a fé não podem caminhar juntos, são incompatíveis. O medo cega a fé e produz tormento, para que ela não enxergue a presença de Deus.

Quarta Certeza: Aquela situação foi a oportunidade de Deus para ajudá-los a crescer e se fortalecer! Esse era o propósito daquela tempestade: Ajudar a aperfeiçoar a fé daqueles discípulos, dissipando o medo de seus corações. Aqueles discípulos precisavam aprender a confiar em Jesus mesmo quando ele não estivesse presente e parecesse não se importar. “O justo vive por fé, não pelo que vê”. Olhe agora para Pedro, ele foi o único naquele barco que ousou enfrentar a tempestade e ir em direção a Jesus. E Ele teria sido bem sucedido, se não fosse o “porém” que surgiu no caminho de sua fé. O versículo trinta diz que “reparando, porém, na força do vento, teve medo”. Pedro ia tão bem, mas começou a afundar, o “porém” estava lá pra estragar a sua vitória. Quem sabe se não é isto que está acontecendo com você. A vitória estava às portas, mas aí veio o “porém” e estragou tudo. Hoje gostaria de desafiar você a renunciar todos os “poréns” que têm impedido um exercício genuíno de fé em sua vida. Quinta Certeza: O Senhor ajudou os discípulos até o fim e fará assim conosco! Pedro começou a afundar porque duvidou; precisamos entender que quando Jesus diz “vem”, essa palavra cumprirá o propósito para o qual foi proferida. O segredo da vitória é não duvidar e olhar firmemente para o autor e consumador de nossa fé JESUS CRISTO. A experiência de Pedro foi enriquecedora para ele, para os discípulos que estavam no barco e para nós hoje. Quando clamamos por Jesus no meio da tormenta ele entra no barco conosco e faz cessar os ventos e as ondas por maiores e mais assustadores que sejam! Aprendemos aqui que: Seguir a Cristo, nem sempre significa navegar em águas tranqüilas.; Que As tempestades têm seu papel na sofisticada pedagogia de Deus e ao contrário do que muitos pensam, elas são idéia de Deus e não do adversário; Que Os “poréns”, sim,  são enviados pelo adversário para minar a nossa fé. Portanto, cuidado com eles! Que As tempestades vêm para nos corrigir ou para nos aperfeiçoar, cabe a nós nos deixar ministrar por elas; Que Muitas vezes o centro da vontade de Deus é no meio de uma tempestade (tribulação, perseguição, enfermidade, aflição, perda ou provações de maneira geral) e ele mesmo nos impele para lá. Quem sabe se não é isto que está acontecendo com você agora? Cresçamos na graça e no conhecimento de Deus sem deixar que os “poréns” estraguem a nossa fé Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/








Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...