domingo, 4 de novembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/DESAFIADOS A MANIFESTAR UMA FÉ DO TIPO: “AINDA QUE”!


 DESAFIADOS A MANIFESTAR UMA FÉ DO TIPO: “AINDA QUE”!
                                                            
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,  todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”. Habacuque 3.17-19. 

Tentemos como povo de Deus mudar as nossas atitudes diante das circunstancias. Os versículos lidos encerram as palavras de Habacuque, o profeta filósofo, com a mais comovente das confissões de fé das Escrituras. As palavras deste livro brotaram do coração perplexo do profeta, ante a perturbação causada pela impiedade de Judá, bem como a vara usada por Deus para disciplinar seu povo (os caldeus). A grande declaração revelada neste livro encontra-se em (2.4): “O justo viverá pela fé!”. Essa declaração é a essência do relacionamento com o Pai. O Senhor diz aqui que aqueles que O conhecem devem enxergá-lo mesmo através do véu denso das adversidades. Estamos todos caminhando rumo à maturidade espiritual, pois vivemos dias difíceis sobre a terra. Nunca foi tão necessário nos apossarmos das provisões espirituais encontradas na Santa Palavra de Deus. Os recursos divinos nos equipam para a superação e nos fortalecem para as vitórias mais espetaculares que estão por vir. Alcançar essas vitórias, no entanto, passa por uma postura ousada de fé e como afirma o profeta: “O justo viverá pela fé!”. Não nos esqueçamos essa verdade! Seguir em frente é preciso! O grande desafio é romper em fé e viver o hoje, o agora de Deus. Precisamos seguir em frente deixando para trás o lixo do passado e correr perseverantemente como atletas espirituais, rumo ao prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus!  Temos uma nova largada a cada dia e tudo que alcançaremos começa com uma decisão: “Tudo posso Naquele que me fortalece!”. Tudo posso... Suportar, superar, vencer, resolver, alcançar, restaurar, renovar, etc. Aprendamos com o profeta Habacuque, que apesar da situação de assolação à sua volta e tudo concorrer para que ele sucumbisse por excessiva tristeza, ele decidiu “Se alegrar no Senhor e exultar no Deus de sua salvação!”. Habacuque sabia em quem cria e quanto a nós?

As palavras de Habacuque nos estimulam a várias atitudes diante das circunstancias. Não nos impressionemos com as circunstancias! O que o profeta estava vendo era de fato desolador, não havia nada circunstancial em que se apegar, ele ouve a voz do Senhor e no v.16 ele diz: “O meu intimo se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram”. É exatamente assim que nos sentimos muitas vezes, as nossas forças são minadas pelas circunstancias, mas ainda assim somos desafiados a viver pela fé. Quando olhamos para o versículo citado acima estremecemos, não havia mais nada em que se apegar. Não havia vinho (cessou a alegria), azeite (cessou a unção de Deus), cereal nem rebanhos (cessaram as provisões). Mas mesmo assim aprendemos com esse homem de Deus que é possível crer e esperar mesmo contra a própria esperança como fez o patriarca Abraão. Tomemos a firme decisão de não nos deixar contaminar pelas circunstancias, antes, busquemos a sobrenaturalidade da alegria do Senhor, que é o Deus da nossa salvação! Queremos mudanças nas circunstancias, mas a mudança precisa começar em nós. Vivemos fazendo listas e listas de alvos a alcançar. Invariavelmente fazemos as listas e não cumprimos nenhum item proposto, porque as fazemos e tentamos cumprir sozinhos, sem a parceria com o Espírito Santo. Que tal começar uma nova lista hoje com um retumbante: “EU ME COMPROMETO NO SENHOR A... A me alegrar no Senhor, independente da situação, porque sei que ele está no controle soberano de todas as coisas. Declaremos pela fé a nossa vitória ao invés de erguermos monumentos às nossas dores e derrotas. Eu me comprometo a doar e me doar mais que receber. A amar mais que exigir amor. A abrir passagem para Deus operar, ao invés de agir com as próprias forças. A ser menos melindroso. Menos mentiroso. A tratar as pessoas a minha volta com mais humanidade e ternura. A ser uma bênção. A sorrir mais. A ser mais sensível a necessidade dos meus irmãos. A ser mais pacificador. A priorizar Deus em minha vida e ter mais responsabilidade com a sua obra. A ser sal e luz. A ser mais comprometido com a obra de Deus. Façamos a nossa própria lista, entremos em parceria com o Senhor e certamente Ele nos ajudará a cumpri-la.

Declaremos que Deus é a razão de nossa força e alegria! O apóstolo Paulo declara que a sua suficiência vem de Deus, em outras palavras, é exatamente isso que Habacuque diz neste versículo. Que possamos reconhecer a mão do Senhor em todas as coisas. Estamos de pé porque ele nos sustém e isto precisa ser declarado para que todos saibam quem é o Deus a quem servimos. Que também assumamos o compromisso de declarar a nossa fé onde quer que estejamos. O Senhor é a nossa Rocha, a nossa fortaleza. E ele, só ele, dá aos nossos pés a ligeireza das corças e nos faz andar altaneiramente. O que aprendemos aqui? Não importa as circunstancias, devemos continuar correndo a carreira proposta. O Senhor não disse que seria fácil, mas Ele prometeu andar conosco em todo o tempo e isto faz a diferença! Há um prêmio a ser alcançado, o da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. E essa soberana vocação é ser separados para Deus e fazer a diferença no mundo. Alegremo-nos e exultemos no Deus da nossa salvação mesmo em meio às dificuldades. No Senhor podemos todas as coisas. Não percamos de vista que o Senhor é a nossa fortaleza e a razão da nossa alegria e da nossa esperança. Pratiquemos uma fé do tipo: “Ainda que!”. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...