domingo, 11 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/OS VENTOS E O MAR CONTINUAM OBEDIENTES A ELE!

OS VENTOS E O MAR CONTINUAM OBEDIENTES A ELE!

                                                                                              

“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?”. Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! “O vento se aquietou, e fez-se completa bonança”. Marcos 4.35-39.

                                                                                           


A metodologia de ensino de Jesus é absolutamente prática. E a sua Palavra está repleta de episódios que respaldam esta afirmação. Aqui ele convida seus discípulos a passarem a outra margem do Lago de Genesaré e ali eles experimentam uma violenta tempestade, enquanto o Senhor dorme placidamente. Em outra ocasião o Senhor fica em terra e envia seus discípulos direto para a tempestade e no meio dela vai ter com eles andando sobre o mar.
Há relatos de outras tempestades. Houve servo que foi lançado ao mar no meio de uma grande tempestade e acabou sendo engolido por um grande peixe para ali receber uma das maiores lições da parte do Senhor. O apóstolo Paulo experimentou vendavais e tempestades muitas vezes. E tantos outros discípulos também passaram por isto. Em cada situação mencionada há uma lição específica a ser ministrada. E quanto a nós crentes contemporâneos? Será que ainda somos enviados às tempestades com fins didáticos? A resposta é um sonoro Sim!

As tempestades que nos assolam talvez não sejam literais com ventos impetuosos e mares bravios destruindo nossos barcos. Contudo, há um sem número de situações que tipificam esses vendavais. São rupturas bruscas de relacionamentos. Perseguições que se levantam como avalanches. Enfermidades que nos emboscam nos tirando o chão. De repente nos depararmos com a finitude da vida daqueles a quem amamos e impotentes assisti-los partir. A violência estúpida e desnecessária que nos deixa acuados.


Jesus estava no barco com os discípulos no meio daquela tempestade e dormia tranquilamente. Os discípulos o acordam e se queixam. Ele repreende o vento e o mar e eles lhe obedecem. Foi assim naqueles dias e é assim hoje.  O Senhor termina dizendo: “Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?". Não temamos! O vento e o mar continuam obedientes a ele! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...