quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/A DOR DO OUTRO DOENDO EM MIM!

 A DOR DO OUTRO DOENDO EM MIM!

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele”. Colossenses 3.12; 1 Coríntios 12.26.

                                                                                           


O apóstolo Paulo chama a atenção dos seus leitores tanto em Colossos quanto em Corinto para a necessidade da prática empática da compaixão, bem como de outras virtudes afins como a humildade, a mansidão e a paciência. Quando olhamos de perto essas virtudes, percebemos que são inseparáveis. São essas virtudes em ação que nos tornam seres solidários! E é só quando elas são experimentadas na nossa própria carne que nos tornamos canais delas para abençoar a outros. Um dia a nossa dor foi sentida por outros amados irmãos e eles vieram nos acudir. Fomos acudidos para acudir!

Como a vida é inexoravelmente cíclica sempre chega a hora da retribuição. Somos povo de Deus sobre a terra e canais da sua multiforme graça. Só a presença do Corpo de Cristo na terra faz que ela seja menos árida. E só quando a dor do outro dói em nós entendemos a dimensão do sofrimento. Somos Corpo e quando um membro sofre todos sofrem com ele. É impossível sentir uma dor ou inflamação no dedo mínimo do pé sem que todo o corpo padeça. Por ser corpo, tudo está ligado.

Estamos sentindo a dor e o sofrimento dos irmãos do oriente que passam por todo tipo de agressão e morte pelo simples fato de serem cristãos. Como não nos abalar? Como não chorar com eles? Como olhar com indiferença se é a dor do outro doendo em nós? Contudo, não é só a dor daqueles membros distantes que nos abalam, pois há muitos que padecem ao nosso lado vivendo situações incompreensíveis aos nossos olhos de curta visão. A dor do outro doendo em nós pede oração e ação concreta! Clamemos, choremos com eles, mas acudamos se tiver algo que possamos fazer de modo prático. A dor de um membro é a nossa dor, não podemos perder isto de vista em nenhum momento! O que dói nele hoje pode doer em nós amanhã!

Quanto menos merecimento mais necessário se faz a ação da graça por meio de nós! Somos instados a fazer tudo como para o Senhor e não para homens. Diz o apóstolo Paulo: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. Que possamos nos dispor a ser esses canais que podem amenizar a dor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...