quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/O HOMEM E O TEMPO!

O HOMEM E O TEMPO!

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.”. Eclesiastes 3.1, 2, 8.

                                                                                         


Eclesiastes foi chamado por Ed. Renné Kivitz de “O livro mais mal humorado da Bíblia!” em seu comentário sobre o mesmo. A análise do autor é muito lúcida e ele esmiúça os assuntos com maestria. Interessante a leitura de ambos. Especialmente do que deu origem a obra de Ed. Renné. Mas não é sobre isto que quero falar.

Gostaria de meditar um pouco sobre o homem e o seu tempo sobre a terra. Ah, se soubéssemos compreender e esperar o tempo determinado para todas as coisas! Certamente evitaríamos muito sofrimento, mas ao mesmo tempo, não nos fortaleceríamos, nem amadureceríamos com os duros golpes das tentativas frustradas de realizar o que queremos do nosso jeito e na nossa hora. Não adianta, a paciência vem com a maturidade, não com a velhice! Conheço tantos que lamentavelmente, apodrecerão e não amadurecerão jamais. Secarão como aquelas frutas encruadas que jamais experimentarão a doçura da maturidade!

O padre Fábio de Melo tem um lindo texto que fala da liturgia do tempo. Como o tempo é necessário como instrumento precioso de Deus! Ele nos ensina tantas coisas, sobretudo, a finitude do viver terreno, com todas as suas limitações e exigências. É quando o meu marido fala na inexorabilidade do tempo. Sim, ele é implacável em seu intento de cumprir os desígnios de Deus. Ele passa se esvai de maneira determinada no seu curso! Assim, aprendamos a viver o tempo presente, o agora de Deus!


O autor de Eclesiastes fala disso com muita autoridade. Há um tempo para tudo debaixo do céu. E para cada tempo há uma lição e um propósito. Começa pelo tempo de nascer e de morrer. O arrazoado dele termina citando o tempo de lutar e de viver em paz! Uns estão chegando, outros partindo lentamente. Nada pode detê-los a não ser o Senhor do tempo. Uns estão vivendo em plena batalha, outros já experimentam a paz! Nascer é entrar num campo de batalha ininterrupto e morrer para nós cristãos é entrar na plenitude do Descanso de Deus, Jesus. É desfrutar da paz eterna! E assim seguimos numa liturgia cadenciada e sistemática, absolutamente dentro do tempo de Deus, que é o Kairós, não o cronos humano. Deus nem se apressa, nem chega atrasado, mas rigorosamente dentro do horário estabelecido por Ele. Assim, respeitemos o tempo! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...