sexta-feira, 1 de maio de 2020

Meditação/Nadia Malta/HORA DE UNIR FORÇAS E PARAR DE BRIGAR POR BOBAGENS!


Dia 1º de Maio de 2020.

HORA DE UNIR FORÇAS E PARAR DE BRIGAR POR BOBAGENS!
                                                                           
 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne”? Tiago 4.1.         

Tempo de avaliar nossas diferenças pessoais. O texto todo vai até o versículo 10. Interessante ler tudo. Esta epístola é considerada a mais prática do Novo Testamento. A teologia trazida por Tiago é sempre confrontadora em relação ao que a Palavra de Deus ensina e de modo extremamente prático ele procura aplicar seu ensino à vida prática de seus leitores. O texto lido, por exemplo, Tiago abre uma discussão oportuna tanto para aqueles dias, quanto para hoje sobre a origem das contendas no meio do povo de Deus. Ele traz à lume as verdadeiras motivações para as várias diferenças. Ao mesmo tempo em que vivemos uma época de grandes perseguições aos cristãos em todo o mundo, percebemos um sem número de litígios entre irmãos. Por que os cristãos contendem tanto entre si? As razões mais comuns são as doutrinárias. Cada facção chama para si uma legitimidade em detrimento das outras e isto tem trazido prejuízos incalculáveis para a disseminação do Evangelho em dias que antecedem a Segunda Vida do Cristo.

Briga-se por tudo e por nada. Por exemplo: Orar no monte ou na planície? Batizar com muita água ou com pouca água? Orar baixo ou gritando? Falar em línguas ou não falar? Impor as mãos ou não impor as mãos? Mulher pode pregar ou só homem deve pregar? Tudo isto é defesa da sã doutrina ou defesa de interesses pessoais? Todo zelo cego é fanatismo! Enquanto brigamos por bobagens, as trevas avançam e os cristãos perdem terreno. Não é bom que as coisas sejam assim. Pensemos concordemente, sobretudo, naquilo que é essencial, como o apóstolo Paulo ordenou às irmãs Evódia e Síntique da igreja de Filipos.

O que aprendemos aqui? As guerras e contendas entre irmãos nascem das inclinações malignas da nossa carne. Precisamos checar as nossas motivações para esses litígios. Muitas vezes aquilo que vem mascarado de piedade esconde interesses pessoais escusos. Cuidado com a ambição e a inveja! O próprio Tiago diz em Tg. 3:16 “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. Cuidado com a infidelidade espiritual, aquele que se volta para o mundo desagrada ao Senhor. O Espírito Santo tem zelo por nós, atentemos para isto. Sujeitemo-nos ao Senhor e busquemos a intimidade com ele, só assim poderemos resistir ao diabo e suas artimanhas. Confessemos o nosso pecado e nos arrependamos sinceramente, abandonemos as velhas práticas e seremos acolhidos por Deus!  Deixemos de lado as diferenças naquilo que não é essencial e façamos a obra de Deus enquanto é dia, a noite vem quando não poderemos trabalhar. Não percamos a comunhão por bobagens. A comunhão (Koinonia) juntamente com a pregação (Kerigma) e a oração são as três colunas que sustentam a igreja de Cristo! Quem com o Senhor não ajunta, espalha! Sejamos elementos de comunhão, não de litígios! Atentemos para isto! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...