sexta-feira, 29 de maio de 2020

Meditação/Nadia Malta/APRENDAMOS A NOS ESCONDER EM DEUS!


APRENDAMOS A NOS ESCONDER EM DEUS!
                                                                         
O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.  Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”. Salmos 91:1-16.                                                      

Busquemos refúgio em Deus e aprendamos a descansar à Sua Sombra. Só em Deus nos sentimos seguros. O salmo 91 é um dos inúmeros salmos anônimos (apesar de muitos estudiosos o atribuírem a Moisés). A idéia central dele é advertir quanto aos perigos desta vida. A situação histórica aqui parece ser os quarenta anos que o povo de Israel ficou no deserto. O salmista adverte sobre armadilhas ocultas, pragas mortais, terrores durante a noite e flechas durante o dia, tropeçar em pedras e enfrentar leões e cobras! Por isso não podemos deixar de associá-lo aos perigos enfrentados pelos cristãos de hoje em sua jornada por esta vida rumo à Pátria celestial. O Esconderijo do Altíssimo é o lugar da segurança do fiel; se o visitarmos apenas de vez em quando, encontraremos refúgio apenas de vez em quando; mas, se habitarmos nele, descansaremos à sombra do Onipotente e nada nos poderá abalar. Ouvir os preceitos de Deus sem a devida inclinação a obedecê-los, é arranjar um grande problema. É abrir uma porta de legalidade para que o adversário venha nos assolar. O exercício da autoridade é respaldado na obediência ao Senhor e a sua Santa Palavra, bem como a uma vida de intima comunhão e adoração. Os Cristãos que procuram diariamente os gabinetes pastorais das igrejas precisam discernir esta verdade: Obediência gera santificação; santificação gera autoridade; autoridade gera vida abundante. 

O salmista aponta as estratégias para nos sentirmos seguros: Precisamos nos refugiar em Deus; Protegidos em Deus, teremos paz e venceremos os temores; Refugiados em Deus desfrutaremos do seu amor, da sua presença e seremos ouvidos em nossos clamores. Precisamos de sombra, de refúgio. Não tem sido fácil suportar o calor abrasador com cheiro de enxofre que sai das nossas rebeliões contra Deus. O mundo está cada vez mais insalubre. Busquemos a Deus, façamos dele a nossa morada. Há muitos que querem o benefício da sombra, sem qualquer compromisso com ela. A parte mais importante da vida do cristão é aquela que somente Deus pode ver. Uma vida “oculta” de comunhão, oração, obediência e adoração nos leva a uma nova percepção dos agires de Deus. Ele é o nosso refúgio e fortaleza. Ele nos esconde, prepara e fortalece depois nos manda de volta ao campo de combate a fim de lhe servir e testemunhar em meio às lutas da vida, para que o seu nome seja glorificado. Não estamos sozinhos em nossas lutas diárias. O Senhor visita as nossas inadequações, nos dando estratégias de ação em nossa caminhada. Não precisamos temer, pois o Senhor e seus anjos nos guardam. Ah, se compreendêssemos a profundidade do “Não temas” de Deus, providenciado para cada dia do ano!

Naqueles dias as viagens eram muito arriscadas (o que não é muito diferente do nosso tempo com a violência ao nosso redor). O salmista aqui fala de perigos concretos: o “terror noturno”, “seta que voa de dia”, “peste que se propaga nas trevas”, “mortandade que assola ao meio dia”. Não tem sido isso que temos vivido especialmente nesses dias? Contudo, o mesmo Deus que livrou no passado livra hoje. O Senhor fez promessas ao seu povo que anda em obediência, comunhão e adoração. Dentre as bênçãos prometidas estão o livramento, a proteção e a longevidade. Que o Senhor nos ensine a nos esconder nele em nome de Jesus Cristo! Nadia Malta.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...