quarta-feira, 13 de maio de 2020

Meditação/Nadia Malta/APRENDAMOS A DISTINGUIR ENTRE PROFETAS E LOBOS!


APRENDAMOS A DISTINGUIR ENTRE PROFETAS E LOBOS!
                                                                                    
Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Mateus 7:15-23.  

Atentemos para não nos deixar iludir por uma religiosidade de aparência, mas procurar reconhecer através dos bons frutos, uma vida de verdadeira intimidade com Deus. O texto lido faz parte do Sermão do Monte, ali Jesus alerta seus ouvintes dentre outras coisas, a serem cautelosos quanto aos falsos profetas que se levantavam no meio do povo e que na verdade eram lobos roubadores. Jesus sabia que logo deixaria a terra e era necessário alertar seus seguidores a ficarem prevenidos quanto à ação desses “lobos”. É interessante observar a atualidade das palavras de Cristo especialmente neste contexto. Tanto o povo daqueles dias quanto o de hoje, tem grande facilidade de se deixar levar pelos embusteiros de plantão. A palavra de ordem aqui é Acautelai-vos! Temos trazido repetidamente uma série de palavras de exortação para que possamos ficar atentos quanto ao que ouvimos. A técnica da repetição ajuda na fixação do conteúdo. Como caminhar entre profetas e lobos?

O que será que Jesus pensa sobre isso? Em primeiro lugar, não podemos esquecer que joio e trigo são extremamente parecidos e em segundo lugar precisamos estar atentos ao critério de julgamento de Jesus não ao nosso. O texto lido aponta alguns cuidados que devemos ter segundo os critérios de Jesus, para reconhecer alguém verdadeiramente espiritual. Vejamos: Não se impressione com aparência religiosa dos falsos profetas; Não se impressione com o que dizem os falsos profetas; Não se impressione com aquilo que eles fazem e Atente para os frutos dos que se dizem espirituais. A profecia bíblica tem características inconfundíveis. Ela exorta, consola e edifica, trazendo paz ao coração de quem a ouve. Nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniquidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus. O desejo de Jesus é que sejamos simples como as pombas e prudentes como as serpentes, para não nos deixar enganar como meninos espirituais pela grande “alcateia de lobos roubadores” à nossa volta.

Fique esperto, nem todo o que diz Senhor, Senhor, é de fato de Deus, portanto, não se impressione com a aparência religiosa, com o que dizem ou fazem os falsos profetas. Não seja precipitado em emitir um parecer quanto à espiritualidade de alguém. Observe cuidadosamente antes. Aprendemos aqui que nem todo sobrenatural procede de Deus, por isso cautela! Aquele que pratica o dom precisa se apartar da iniquidade, para não ser rejeitado por Jesus. Não podemos esquecer que o adversário é um imitador barato das coisas de Deus. Não veja o exterior, nem se impressione com os dons ou as palavras. Antes, procure o fruto do Espírito Santo em seus aspectos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...