quarta-feira, 6 de maio de 2020

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES E SEUS FALSOS ENSINOS!


CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES E SEUS FALSOS ENSINOS!
                                                                                    
Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”. 2 Pedro 2:1-3.             

Estejamos atentos quanto aos perigos dos falsos ensinos que têm assolado os redutos cristãos. Citamos apenas os três primeiro versículos, mas é interessante ler todo o capítulo até o versículo 22. Enquanto a Primeira Epístola de Pedro, chamada de Carta da esperança, se preocupa em trazer uma palavra de encorajamento aos cristãos dispersos e perseguidos, esta epístola trata de lembrá-los dos pilares da Sã Doutrina e dos perigos que nos cercam. Aqui a Verdade Fiel confronta os falsos ensinos. Podemos chamá-la de Carta da fidelidade doutrinária. O conteúdo, sobretudo, do capítulo em apreço tem muita semelhança com a epístola de Judas. Vivemos dias de muitas invencionices teológicas. Heresias destruidoras têm se infiltrado nos redutos cristãos para tirar a centralidade do Cristo e banalizar o sacrifício da cruz do Calvário.

Uma das teologias que mais tem ganhado adeptos é a do universalismo da salvação, segundo os seus defensores, ao final todos os seres humanos serão salvos porque Deus é amor e não aplica juízo sobre ninguém. Sinceramente não sei o que eles fizeram com os inúmeros versículos que dizem o contrário. O que mais espanta e nos faz também tremer nas bases é o fluxo de pessoas para essas vertentes, até então, aparentemente tão equilibradas e que sempre foram referencias em termos teológicos. Acho que mais uma vez o conselho do apóstolo Paulo aos Coríntios se faz oportuno: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”.  Isto significa que qualquer um de nós está sujeito a tropeçar nessa área. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos faça olhar tão somente para ele.

O apóstolo Pedro chama a atenção para algumas características dos falsos mestres com seus ensinos heréticos: São dissimulados, agem sorrateiramente e demonstram um aparente conhecimento da Palavra de Deus – VS. 1, 20,21; Defendem antes de tudo seus interesses pessoais, procuram adeptos para si mesmos e não para Cristo, são avarentos e gananciosos – VS. 2-10, 13,14; e  Abandonam com facilidade o Caminho, pois jamais foram verdadeiramente regenerados – VS.15.21,22. Assim, em dias de falsos ensinos, invistamos tempo lendo e meditando nas Sagradas Escrituras, só conhecendo a verdade podemos discernir o engano. Não fomos chamados para julgar, mas o Senhor nos ensina a discernir e pelo fruto se conhece a árvore. Dons não testificam de espiritualidade e sim os frutos. A igreja invisível só tem um Senhor e Rei: Jesus, O Cristo de Deus. Somos todos meros canais da sua multiforme graça. Quero terminar com as palavras de advertência de Cristo em Mateus 7.21-23: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!". Estejamos atentos! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...