domingo, 3 de maio de 2020

Meditação/Nadia Malta/A REGENERAÇÃO É COMPLETA: SALVA E SANTIFICA!


A REGENERAÇÃO É COMPLETA: SALVA E SANTIFICA!
                                                                                   
Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”. 1 Pedro 1:13-25. 

Continuemos a nossa meditação sobre a obra perfeita e completa da regeneração com seus resultados visíveis. O texto lido apresenta os resultados da obra regeneradora do Espírito Santo no coração do homem alcançado pela graça salvadora do Cristo. Temos falado nesses dias sobre a herança eterna da salvação e do propósito dessa obra regeneradora, que é a confissão de uma viva esperança. Os cristãos contemporâneos precisam despertar para o que já receberam. A partir da experiência única e eficaz do novo nascimento, obra eterna de Deus que não se desfaz, começa o processo santificador do Espírito Santo no coração do homem regenerado. A Obra Regeneradora do Espírito Santo produz Salvação e Santificação de forma perceptível, tanto na vida pessoal quanto no amor não fingido. O apóstolo Pedro aqui nos chama atenção para três verdades esclarecedoras: Somos chamados a mudar o padrão do nosso pensamento. Vestindo o nosso entendimento com aquilo que já recebemos, a partir daí andaremos em sobriedade e esperaremos inteiramente na graça de Deus; Somos chamados a nos portar com temor a Deus durante o tempo de nossa peregrinação, assim como também manifestar a nossa fé e esperança exclusivamente nele e Somos chamados a exercer o amor fraternal não fingido.

O que aprendemos com as instruções do Apóstolo Pedro aqui? Somos chamados à salvação e conseqüentemente à santidade de vida. Isto não é um simples convite, mas uma santa convocação que deve ser obedecida por todos os regenerados.  Para um andar equilibrado e esperançoso na graça de Deus, precisamos preparar a nossa mente, submetendo-a a Santa Palavra do Senhor e para isto o Ap. Paulo falando aos romanos ordena: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Somos chamados a andar em santo temor durante o tempo de nossa peregrinação sobre esta terra. Tem faltado reverencia às coisas de Deus e ao próprio Deus. Somos chamados a andar por fé e não pelo que vemos. O mundo quer ver para crer. Os regenerados crêem para ver, pois a sua esperança está em Deus. Aliás, fé e esperança caminham juntas e a esta dobradinha chamamos de confiança. Somos chamados a andar em amor fraternal não fingido, estando sempre prontos a estender as mãos aos que estão à nossa volta. O amor é a principal credencial daquele que foi regenerado por Deus. É o vínculo da perfeição! É o amor ao Cristo que dá o tom das nossas ações. Atentemos para isto! Nadia Malta.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...