sexta-feira, 7 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE REALINHAR AS PRIORIDADES!

TEMPO DE REALINHAR AS PRIORIDADES!

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 6.33; Mateus 22.36-40.

                                                                                        


Jesus instrui as multidões no Sermão do Monte, quanto ao não andar ansioso por coisa alguma, basta a cada dia o seu próprio cuidado. Ele aponta uma saída para a situação dizendo: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentada”. Logo aqui percebemos uma instrução clara quanto àquilo que deve ser prioridade para nós. Na sequencia dos versículos mencionados o Senhor reforça seu ensino quanto ao que deve ser verdadeiramente importante para nós que dizemos segui-lo, na forma de três ordenanças, sendo uma delas implícita: Amar a Deus acima de tudo e de todos e ao próximo como a si mesmo.

Será que é assim que fazemos? Receio que não! Corremos tanto de um lado para outro para mostrar desempenho e nos esquecemos de glorificar ao Senhor com as nossas ações. O chamado do Senhor para nós é essencialmente serviço, doação. É o amor caridade (ágape) que deve prevalecer. Este amor não doa coisas simplesmente, ele se doa, pois é altruísta. Ele não visa seus próprios interesses e sim o interesse do outro, a dor do outro. É o amor compassivo!

Diz o apóstolo Paulo, falando aos filipenses e trazendo mais luz ao assunto: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. Contudo, parece que somos míopes para os interesses e cuidados com os que estão mais perto de nós. Muitas vezes esses que sempre estão disponíveis para servir e nunca serem notados, são os que mais necessitam de um olhar, de uma palavra, de um gesto ou carinho. A caridade para ser boa começa em casa! Em tempos de “selfies”, esse tipo de caridade parece não dar ibope! Acordemos antes que seja tarde e as nossas insensibilidades se transformem numa saudade doída e irremediável!


Parece que em tempos pós-modernos o mandamento implícito tem se tornado mais visível que os demais. Sim, o amar a si mesmo que deveria ser só uma referência da intensidade com que deveríamos amar o próximo, tem se tornado o carro chefe do amor que manifestamos. E esse amor “egolátrico” tem ocupado cada vez mais espaço em nossos corações e nenhum espaço tem sobrado para o Senhor e muito menos para o próximo, que às vezes está debaixo do nosso nariz. Creio firmemente que o Senhor se avizinha, sua vinda é certa e repentina. Em que estado ele encontrará os seus? Talvez ocupados demais para perceber e o reconhecer. Vivemos um tempo de terceirizações, pra usar uma palavra da moda. Aquilo que deveria ser atribuições nossas repassamos a terceiros: Filhos, responsabilidades, atenções, familiares. Mas não temos tempo, estamos ocupados demais para Deus, para a família e para as demais coisas. O que conta realmente são os interesses pessoais, aquilo que satisfaz o ego cada vez mais inflado! O saldo dessa conduta é desastroso à longo prazo. Lá na frente ao olhar para trás, nada restará de tanto empenho em correr atrás do vento! É tempo de realinharmos as prioridades, enquanto há tempo. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...