domingo, 16 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM!

FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM!

E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!”. Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". João 20.27-29.
                                                                                 

Tomé não estava com os demais discípulos quando Jesus lhes aparecera. E ao ouvir o relato da aparição foi logo disparando: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Como esse discípulo de Jesus tem sido criticado ao longo dos séculos! Como Jesus lidou com a situação? Ele não o desligou do colegiado, apenas lhe apareceu satisfazendo-lhe a exigência, mas com uma ressalva: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". E tem sido assim ao longo dos séculos!

Como somos parecidos com Tomé! Somos a maioria de nós, tão cartesianos, tão sistemáticos e racionais nas maneiras de ver as coisas! E logo aqui nesse episódio aprendemos uma das mais difíceis lições trazidas por Jesus, quanto ao nosso crer: O crer antes de ver! O apóstolo Paulo falando aos coríntios diz: “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”. Na verdade, somos chamados e desafiados a cada dia a um andar não pelo que vemos, mas pelo que cremos. A fé no Cristo precisa ter um alicerce bem fundamentado na Rocha Eterna que é Ele próprio! Assim, não condenemos a fé ainda sem alicerce de Tomé.

O interessante é que se pararmos para analisar os acontecimentos e as reações a eles, nós veremos que todos os discípulos duvidaram ou não acreditaram no relato das mulheres. Mesmo sendo eles sabedores de tudo que Jesus lhes havia anunciado acerca dos acontecimentos. A estrada da confiança absoluta nem sempre é uma reta sem obstáculos a serem transpostos. Quantas vezes percorrê-la é seguir por uma trilha sinuosa, nebulosa e íngreme que em dados momentos nem o chão podemos enxergar? Só não podemos esquecer que essa estrada só tem uma direção! Não dá para retroceder!

Sim, “Bem-aventurados os que não viram e creram”! A tradução mais aproximada da expressão “Bem-aventurado” é: Aquele que goza de altos privilégios. E esses privilégios são os galardões da fé mencionados pelo autor de Hebreus! Sem a manifestação dessa fé viva, apesar de todos os pesares não veremos ao Senhor. A fé diz o autor de Hebreus inspirado pelo Santo Espírito: “É a certeza das coisas que se esperam; a firme convicção de fatos que ainda não são vistos”. O Senhor é o Deus que premia, galardoa os que creem que ele existe. Sei exatamente o que é andar por essa trilha tão difícil, mas é seguramente essa trilha que nos levará a um lugar espaçoso de plenitude e refrigério. Fé e obras andam juntas e a maior obra gerada pela fé é permanecer de pé e seguir em frente mesmo quando parece não haver chão! Assim, paremos de duvidar e creiamos! “O justo viverá pela fé!”. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...