segunda-feira, 17 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/O DESAFIO DO ANONIMATO EM TEMPOS DE “SELFIES”!

O DESAFIO DO ANONIMATO EM TEMPOS DE “SELFIES”!

"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial”. Mateus 6.1.
                                                                                           


Estamos vivendo em um tempo em que as pessoas registram tudo que fazem nas redes sociais. Há um excesso de exposição perigoso e desnecessário! Publica-se tudo, desde fotos de familiares, sobretudo, de relacionamentos como se fossem perfeitos até atos de “piedade”! A Palavra de Deus sempre na vanguarda de absolutamente tudo já advertia há mais de dois mil anos atrás a agir no que diz respeito às obras de maneira anônima. O Senhor é enfático ao advertir: "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles”. Como tem sido difícil cumprir essa ordem do Mestre em tempos de “Selfies”!

O contexto explicita especialmente três práticas que devem ficar no mais completo anonimato. Primeiro o Senhor fala da caridade e adverte: “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". Não precisamos dos holofotes humanos. Basta que o céu nos veja! Ainda podemos fazer algo que pode minimizar o constrangimento de quem recebe a caridade. Ao entregar a dádiva não recebamos os aplausos e digamos sempre: “Sou apenas o portador, a dádiva é da parte do Senhor Jesus Cristo!”. Façamos assim! O ministério é serviço, não "ser visto"! Sejamos luz, sal e perfume! Nenhuma dessas coisas precisa ser anunciadas! Elas se auto-anunciam!

A segunda prática secreta é a oração pessoal. A recomendação aqui não se aplica às orações congregacionais feitas nos cultos públicos, mas à oração pessoal na qual precisamos derramar o nosso coração perante o Senhor. Ninguém precisa nos ouvir nessas horas, só ele! Quanto a isto Jesus ordena: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. Não desfiemos diante do Senhor o “rosário” daquilo que achamos ser nossas virtudes, como fez o orgulhoso fariseu de Lucas 18, que entrou no templo para orar. Orava de si para si mesmo, chegando a humilhar o publicano que nem ousava levantar seus olhos, mas batia no peito dizendo: “Ó Deus, Sê propício a mim pecador!”. O Senhor disse que este saiu justificado, não o outro.


E a terceira prática é o jejum ou consagração, aquele tempo que separamos para Deus em recolhimento, no qual substituímos o alimento físico pelo espiritual, não como uma barganha para ser resolver problema, mas para o crescimento e intimidade espiritual. Quanto a isto Jesus diz: “Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará". Assim, não toquemos trombetas ou façamos registros e mais registros em redes sociais. Fomos criados e alcançados por Ele para as boas obras, mas não podemos esquecer que elas são para a glória excelsa dele e não nossa! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...