sábado, 1 de abril de 2017

Meditação/Nadia Malta/DEIXEMOS QUE O TEMPO DETERMINADO SE COMPLETE!

DEIXEMOS QUE O TEMPO DETERMINADO SE COMPLETE!

Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Jeremias 29.10,11.

                                                                                             


Este capítulo todo traz a Carta do Senhor, por meio de Jeremias, para os cativos em Babilônia. Gosto de voltar a este texto sempre que as coisas se tornam extremamente difíceis, neste lugar de exílio temporário que é esta terra onde habitamos. Somos cidadãos do Céu, mas parece que às vezes nos esquecemos disto! A nossa verdadeira pátria é lá, mas por enquanto é aqui que habitamos e temos que fazer a diferença.

Naqueles dias do Cativeiro de Babilônia, muitos falsos profetas se levantaram para iludir o povo com falsas promessas de um fim iminente do cativeiro. Por isso o Senhor levanta Jeremias, o profeta Chorão, pra trazer por meio dele uma mensagem consoladora, sim, mas muito lúcida em relação ao tempo do cativeiro. Ninguém gosta de ouvir do prolongamento de um sofrimento! E quando esse sofrimento é permitido pelo Senhor para um fim, proveitoso?

Tudo tem um tempo determinado da parte de Deus, sobretudo, quando ele entende de aplicar uma disciplina ao seu povo escolhido e rebelde ou mesmo usar de sua dolorosa pedagogia para nos ensinar algo. Tudo se cumprirá dentro do tempo determinado por ele! Nem um dia a mais, nem um dia a menos! O teor dessa carta traz muitas orientações da parte do Senhor para o seu povo. Gosto de percorrer os textos antigos e buscar aplicações para os nossos dias. Encontramos sempre analogias para situações contemporâneas muito pertinentes. Aliás, as Escrituras têm esse propósito de edificar, exortar, consolar e instruir!

O apóstolo Paulo diz que a vontade do Senhor é “boa, agradável e perfeita”, mas para que enxerguemos isto precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente! O Cativeiro de Babilônia durou setenta anos e mesmo que muitos não atinassem para o propósito, o Senhor por meio do seu profeta adverte: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. No final das contas tudo em nossa vida faz parte de um grande treinamento. E o nível de exigência aumenta quando ele tem algo a fazer não só em nós, mas por meio de nós na sua obra. Ele usará tudo que for necessário para forjar em nós o caráter de Cristo: pessoas, sobretudo as mais difíceis, situações, circunstancias, perdas, tribulações e tantas outras coisas.  Por que muitas orações ainda não foram respondidas? Por causa da nossa posição contumaz de rebelião. Contudo, quando o tempo da obra em nós tiver terminado ele diz: “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor, "e os trarei de volta do cativeiro”. Deixemos que o Senhor trabalhe em nós, para que efetivamente possamos botar a mão no arado sem interrupção. Só ele pode mudar a nossa sorte! Que ele possa amolecer os nossos corações! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...