sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS PARA IR ALEM DA OBRIGAÇÃO!

CHAMADOS PARA IR ALEM DA OBRIGAÇÃO!

Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever”. Lucas 17.10.

                                                                                           


O versículo citado está em um contexto que fala sobre o perdão que devemos dar aos nossos ofensores. O perdão é obrigação de servo fiel, não há mérito para um ato de obediência. Se nós somos servos devemos obedecer a tudo quanto nos for ordenado. Contudo, se o servo vai alem da obrigação e tem seu coração grato ao seu senhor se devotando a ele certamente fará alem do que simplesmente deve fazer. Do mesmo modo em se tratando da nossa relação com o Senhor.

O religioso simplesmente obedece, o que se relaciona desfruta. Cristianismo é relacional e Jesus demonstra isto o tempo todo. Quando transportamos esse conceito para as coisas espirituais entenderemos o que é ser criado para o louvor da glória de Deus. O religioso faz o que deve ser feito e acha que fez demais. Serve por obrigação. O amigo íntimo que se relaciona anda a segunda, a terceira milhas e quantas forem necessárias. A quem lhe demanda a capa ele também concede a túnica. Este serve por amor e gratidão profunda.

O religioso aprendeu a amar o próximo e odiar seu inimigo, o que se relaciona com o Cristo de maneira íntima ama o inimigo e ora por quem lhe persegue. O religioso é hermético e engessado em suas percepções é como alguém que se preocupa em atingir metas passando por cima de tudo e de todos. O que se relaciona é flexível, sem ser conivente com o pecado. É compreensivo e empático, pois sabe se colocar no lugar do outro. Tem o coração misericordioso e compassivo e não esmaga canas já quebradas nem apaga pavios fumegantes.

Sim, fomos chamados para ir além da religiosidade de fachada, da exterioridade de atos litúrgicos. A vida do cristão precisa ser “um Aleluia da cabeça aos pés!” como disse de maneira tão sábia Santo Agostinho, pelo menos tem sido atribuída a ele esta frase notável. Aqui cabe uma pergunta: O que somos quando ninguém está vendo? A resposta honesta a esta pergunta traça o perfil daquilo que verdadeiramente somos interiormente! Só um coração satisfeito, grato consegue ir além do que foi exigido! Que o Senhor nos faça gratos a ele de todo o nosso coração. Quando somos gratos não medimos esforços para agradar o doador da dádiva. E toda boa dádiva e todo dom perfeito vem Dele, do Pai das Luzes em quem não há variação ou sombra de mudanças e Ele continua de mãos estendidas doando generosamente até sobre os ingratos e maus. Não sejamos servos inúteis vamos além! Louvemos ao Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...