quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/ÁGAPE, O AMOR CARIDADE!

ÁGAPE, O AMOR CARIDADE!

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá”. 1 Coríntios 13.3.

                                                                                            


Na verdade em algumas versões bíblicas o amor mencionado aqui neste capítulo, tem sido traduzido como caridade. Não a caridade de doar coisas, mas a doação de si mesmo ou o amor altruísta. Aquele que se entrega sem exigir nada em troca. A grande recompensa aqui é o próprio ato de doar-se. Na verdade esta é a mais alta expressão de amor.

Apesar de muitos discordarem, creio que este tipo de amor foi experimentado apenas pelo Cristo. Nenhum ser humano é capaz de amar nesse nível. Por mais que nos esforcemos para fazer pelo outro sem nada exigir em troca, aqui e acolá somos surpreendidos com cobranças internas que não são vistas, nem sequer verbalizadas, mas estão lá exigindo uma menção honrosa. Triste, mas é real!

Acho interessante quando as pessoas citam esse tipo de amor numa cerimônia de casamento, por exemplo, nenhum tipo de amor é mais exigente que o conjugal. O amor aqui é troca. É reciprocidade, embora tenha um pouco de cada tipo: ágape, Eros, fraternal, pois, não é feito de um só. Estamos todos em processo de aprendizagem. Nenhum de nós está pronto. Um dia chegaremos à estatura de varões perfeitos e não só amaremos, mas seremos como Ele é!

Assim se fizermos tudo que o capítulo treze descreve sem a motivação correta de nada adiantará. O texto diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha”. Nesta minha caminhada com o Senhor de trinta e quatro anos tenho visto tanta coisa no meio do povo de Deus! Quantas pessoas irremediavelmente feridas pela falta de reciprocidade em seus relacionamentos!  Meu pai costumava dizer que: “um amigo bom ajuda o outro, tem gente que quer ser o outro a vida toda!”. Parafraseando o dito do meu pai, muitos só exigem amor, atenção carinho, zelo e gratidão, mas não sabem doar esses sentimentos. São como o Mar Morto! Só sabem receber sem dar nada em troca. E seguem vida a fora deixando um rastro de tristeza por onde passam. Só tem um antídoto para essas feridas: Tentar fazer cada ação benigna não olhando para a humanidade limitada das pessoas, mas “Fazer como para o Senhor e não para homens!”. E quando assim fazemos e a gratidão humana não chega, também não nos sentimos frustrados. E estejamos certos, o Senhor sempre arranja um jeito de acarinhar o nosso coração. Dele virá a recompensa para que a honra e a glória sejam dele e não de homens! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...