quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Meditação/Nadia Malta/TODO VERDADEIRO DISCÍPULO É ENSINÁVEL!

TODO VERDADEIRO DISCÍPULO É ENSINÁVEL!

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu”. 2 Timóteo 3.14.

                                                                                             


No contexto o apóstolo Paulo fala da inspiração, valor e utilidade das Sagradas Escrituras. Ele mostra também que “todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Por isso o apóstolo previne ao jovem pastor Timóteo sobre tudo que teria que enfrentar. Quando lemos todo o capítulo encontramos uma severa exortação à respeito dos males dos últimos dias e também encontramos aqui um elogio a fidelidade de Timóteo.

Todo o capítulo é muito rico. Contudo, gostaria de chamar a atenção para o versículo citado no inicio, mas precisamente para um ponto específico a questão do conhecimento experiencial do Senhor. Aliás, temos falado sobre isto nesses dias. Como e importante seguir o curso do ensino do Espírito sem atropelar etapas. Jesus adverte: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus!”. Palavra e poder andam juntos. Conhecimento teórico sem a vivência não transforma vidas. O discípulo anda com o mestre e é ensinável!

A recomendação paulina a Timóteo tem o propósito de alertá-lo a não sair do ensino das Escrituras abraçando outros ensinos. Isto é fundamental! Contudo, gostaria de pedir permissão ao Santo Espírito para fazer outra aplicação da recomendação do apóstolo para outra situação bem conhecida nos guetos eclesiásticos. São as percepções doutrinárias divergentes que tanto tem causado divisão no meio do povo de Deus. Formas de batismo, imposições de mãos, uso de azeite, até mesmo usos e costumes. Permaneçamos no que aprendemos e temos profunda convicção sem discutir opiniões até que sejamos convencidos pelo Espírito Santo do contrário, ele que é o Mestre por excelência!  Há um pensamento de Peter Meiderlin, teólogo luterano da cidade de Augsburg, na Alemanha que diz: “No que é essencial, unidade; no que não é essencial, liberdade; em todas as coisas, caridade” . Perdemos muito tempo e sacrificamos a comunhão por coisas que não são essenciais.


Até já falamos outras vezes sobre este assunto, mas é sempre prudente voltar a ele. Caso tenhamos segurança na forma de batismo, por exemplo,  seja por efusão, aspersão ou imersão permaneçamos nela e congreguemos em um lugar que pensa como nós para não criar divisão em outras comunidades que pensam e agem diferente de nós! Muitas vezes tenho encontrado pastores entristecidos, depois de terem batizado seus membros desta ou daquela maneira, saberem notícia que foram a outras comunidades para serem batizados outra vez de modo diferente do que haviam sido. Batizar-se outra vez é crucificar Cristo de novo! Isto é seriíssimo! “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. Andar com o Senhor no dia a dia nos ajuda a experimentar a liberdade da graça, que não é licença para pecar, mas um andar livre de grilhões humanos. É a paz experimentada pelos que verdadeiramente tudo aprenderam de Deus! Sejamos ensináveis! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...