terça-feira, 10 de maio de 2016

Meditação/Nadia Malta/TEMOS FRIO NA ALMA: AQUECE-NOS, Ó SENHOR!

TEMOS FRIO NA ALMA: AQUECE-NOS, Ó SENHOR!

Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele”. Isaías 28.20.

                                                                                       


O contexto todo fala sobre uma palavra de juízo trazida pelo Senhor por meio do profeta Isaías contra os habitantes de Jerusalém. A palavra foi trazida por causa da aliança do povo do Senhor com o Egito. O povo queria fugir de um julgamento da parte de Deus contra Samaria. O que seria ridículo e inútil qualquer atitude humana de fugir de um juízo de Deus. Mas não é sobre isto que gostaria de falar. Embora o versículo citado fale da sensação de desamparo proveniente de uma sentença de Deus sobre pecadores contumazes.

É sobre esse princípio ou essa sensação de desamparo, de frio na alma que vezes sem conta nos assalta no meio da nossa jornada como peregrinos nesta terra. São tantas encrencas e agonias pessoais, que parece que não vamos suportar!  Parece que nos últimos tempos este estado de alma tem atingido em cheio a muitos de nós. A confiança absoluta talvez seja o mais difícil exercício espiritual na vida de um servo de Deus. Hoje quero me solidarizar com os inúmeros irmãos que padecem de uma hipotermia emocional (Frio na alma). E não estou me referindo de falta de fé ou mesmo desejo de retroceder, mas da dor provocada pelas longas esperas.

A sensação de frio ou de desamparo é uma das mais incômodas que um ser humano pode sentir, sobretudo, quando os agasalhos não são suficientes. E quando este estado é transportado para a alma chega a ser desesperador. Nada conforta! Pelo menos, nada humano. Esta semana vi um vídeo que mostrava um homem andando em um fio esticadíssimo estendido de uma montanha para a outra acima de um abismo descomunal. Só de ver a cena um frio corre em nossa alma. É assim que muitas vezes nos sentimos. Somos obrigados a fazer essa travessia de tirar o fôlego! A palavra aqui é sobressalto.

Já tentou deitar numa cama curta e se cobrir com um cobertor estreito em uma noite de inverno? Pois é disto que estamos falando hoje. Precisamos ser aquecidos com aquele cobertor que vem do céu. O único cobertor capaz de nos aquecer de fato é tecido pela Graça, que nos sustenta, nos firma e nos fortalece. A Graça nos deita na cama longa da fé trazendo ao nosso coração a certeza das coisas esperamos, a firme convicção dos fatos que ainda não são vistos. Contudo, a nossa humanidade nos trai o tempo todo e nos faz tremer nas bases diante das inúmeras demandas à nossa volta. Tentamos a todo custo nos equilibrar sobre o fio tênue da fé. Embora,  sejamos instados a andar não pelo que vemos, mas pelo que cremos, precisamos sim, ser visitados aqui e acolá com o carinho do socorro de Deus em resposta às nossas sôfregas orações. “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida” diz o autor de provérbios. A esperança muito adiada deixa o coração doente, a alma com frio. E uma irremediável  sensação de desamparo. Dele vem o nosso socorro! Acode-nos, ó Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...