segunda-feira, 30 de maio de 2016

Meditação/Nadia Malta/PRATICANTES OU OUVINTES NEGLIGENTES?

PRATICANTES OU OUVINTES NEGLIGENTES?

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. Tiago 1.22-25.

                                                                                         


Tiago em sua carta prática traz uma ordenança severa aos seus leitores de todas as épocas. As palavras trazidas aqui parecem ter sido escritas em nossos dias, quando a dissonância entre discurso e prática parece gritante. O autor da epístola diz que ouvir a palavra e não a por em prática é como alguém que olha de relance para si mesmo e logo se esquece da sua aparência.

A Palavra de Deus é comparada várias coisas. Por exemplo: com perfume, com lâmpada e luz, com fogo, com martelo e aqui com espelho. Esta última comparação mencionada aqui no texto citado é algo que reflete, denuncia. O perigo de olhar e não querer enxergar traz sérias complicações!  O espelho é revelador e na verdade é para isto que o usamos. Se estivermos com o rosto manchado com alguma impureza é ao espelho que recorremos para nos certificar e limpar o que está sujo. Quando enxergamos o que está fora do padrão e não consertamos arranjamos uma grande encrenca.

Assim é com a Santa Palavra do Senhor. Sempre que lemos mais acuradamente a Bíblia Sagrada passamos por uma libertação genuína. Observar atentamente a Lei Perfeita traz liberdade e perseverar na prática dessa Lei é prerrogativa para ser bem sucedido no que realizar! De nada adianta lançarmos versículos a esmo, se não nos dispusermos a praticá-los. A Palavra de Deus é também chamada de espada afiada de dois gumes. Ela corta primeiro a nós que a lemos e a recebemos, para então cortar aqueles que a ouvem de nós.

Os fariseus dos dias passados eram mestres na arte do “faça o que eu digo, não o que faço”. Estavam sempre de dedo em riste para apontar os erros e pecados dos outros, mas nunca faziam uma aplicação do que ouviam às suas próprias vidas. Atitude trágica sob todos os aspectos. E foram dirigidas àqueles religiosos as palavras mais duras de Jesus! Afinal, somos praticantes da palavra ou ouvintes negligentes? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...